Categorias: Nas Notícias

Cavaco quer conclusões do G8 aplicadas pela troika na economia lusa

Cavaco Silva, Presidente da República, revela que Portugal e a troika têm de definir políticas para o crescimento económico, em paralelo com a contenção orçamental. A cimeira dos líderes do G8 definiu o mesmo rumo para as principais economias do mundo. “Congratulo-me com a declaração do G8”, disse Cavaco, nas últimas horas da visita a Díli.

Cavaco está de acordo com as conclusões da cimeira do G8, que apontou como essencial manter políticas de contenção em paralelo com medidas que funcionem como estímulo ao crescimento.

O Presidente da República deseja que as economias europeias acompanhem este rumo e espera que a troika, em Portugal, compreenda que austeridade sem crescimento não permitirá contrariar a recessão, nos próximos anos.

Nesse sentido, Cavaco Silva espera que a troika e o Governo português se deixem “impregnar pela ideia” resultante daquela cimeira, que reuniu na mesma sala os líderes das principais economias do mundo, no complexo de férias de Barack Obama, Presidente dos EUA.

O chefe de Estado português acredita que Fundo Monetário Internacional e a União Europeia apontará o mesmo caminho, apoiando as economias mais débeis, entre as quais a portuguesa. Nas derradeiras horas de visita a Timor-Leste Cavaco Silva defendeu o mesmo discurso da oposição política ao Governo.

A consolidação orçamental deve ser mantida, segundo Cavaco, mas são necessárias medidas que reforcem e revitalizem as economias. Esta conclusão do G8 deve ser aplicada no cenário europeu.

“Congratulo-me com a declaração do G8”, sustentou Cavaco em Díli, destacando a “importância de conciliar a consolidação orçamental com políticas, ao nível dos grandes blocos mundiais, no sentido de mais crescimento económico e mais criação de emprego”.

Após esta conclusão do G8, o presidente da República espera que surja “um novo espírito”, no que diz respeito aos rumos políticos e económicos na União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

“Certamente, a mensagem já chegou a estas instituições”, aventou Cavaco Silva, que coloca sobre os ombros da troika as mudanças de rumo nas políticas definidas no memorando de entendimento que o anterior Governo rubricou e que o executivo de Passos Coelho cumpre.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias