Nas Notícias

Casamentos e marchas tomam conta de Lisboa em véspera de feriado municipal

Os Casamentos de Santo António e o desfile de 27 marchas populares são os protagonistas da agenda das Festas de Lisboa para hoje, que motivam, além de um reforço policial, a circulação do metro durante toda a noite.

Na véspera do feriado municipal, dezasseis casais celebram o matrimónio nos Casamentos de Santo António, cerimónia que comemora este ano o 60.º aniversário e que começa “às 11:30, com a cerimónia civil, nos Paços do Concelho, seguindo-se os casamentos religiosos na Sé de Lisboa, às 14:00”, segundo o comunicado enviado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).

A partir das 21:00, os casais rumam à Avenida da Liberdade, onde o espírito bairrista de Lisboa vai sair à rua com o desfile das marchas populares, este ano em comemoração dos 120 anos do nascimento do ator Vasco Santana.

Há 23 marchas a concurso no evento, organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC): São Vicente, Alfama – vencedora das últimas duas edições -, Olivais, Marvila, Ajuda, Lumiar, São Domingos de Benfica, Alcântara, Benfica, Belém, Boavista, Madragoa, Mouraria, Bica, Graça, Bela-Flor Campolide, Carnide, Castelo, Penha de França, Campo de Ourique, Alto do Pina, Bairro Alto e Santa Engrácia.

A marcha infantil “A Voz do Operário” e as marchas dos Mercados e da Santa Casa também vão desfilar extraconcurso, e a marcha da vila de Lousã vai participar enquanto convidada.

O Metropolitano de Lisboa vai circular “ininterruptamente” durante a noite, “com comboios de seis carruagens” em todas as linhas, segundo o comunicado enviado pela empresa.

A rodoviária Carris também vai fazer alterações ao serviço e hoje a “circulação dos elétricos termina às 18:30”, de acordo com uma nota enviada à agência Lusa.

É esperada uma afluência maior de pessoas nas ruas da cidade – para festejar nos arraiais que decorrem um pouco por toda a cidade – e o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informou que o centro da cidade vai fechar ao trânsito a partir das 18:00, sendo apenas permitida a passagem de transportes públicos.

A PSP também vai destacar mais equipas para reforçar as ruas de Lisboa e, como medidas de segurança adicionais, vai colocar “carris antiveículos”, para impedir a passagem de carros, e “ouriços metálicos” em alguns dos “pontos de cortes de trânsito, de acordo com a informação divulgada numa conferência de imprensa em 08 de junho.

A polícia também avançou que vão decorrer operações de fiscalização durante a madrugada, à entrada e à saída da cidade.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homelisboa

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias