Nas Notícias

Casa da Música recebe “Messias” participativo com 200 coralistas em dezembro

A Casa da Música, no Porto, vai receber, em dezembro, o “Messias”, de Haendel, com a presença da Orquestra do Século XVIII e do ensemble Cappella Amsterdam, para além da participação comunitária de 200 coralistas.

Segundo a programação para os últimos meses do ano, apresentada hoje, o concerto de dia 11 de dezembro vai ter direção musical de Daniel Reuss e vai contar com a soprano Ruby Hughes, a contralto Marianne Beate Kielland, o tenor Rupert Charlesworth e o baixo James Newby.

“Esta iniciativa realiza o sonho de muitos coros amadores em trabalhar diretamente com orquestras e maestros de prestígio, interpretando uma obra de referência do repertório coral-sinfónico. Serão cerca de 200 coralistas, preparados pelos formadores do Serviço Educativo, numa experiência imersiva para o público que quebra as barreiras entre o palco e a plateia numa celebração coletiva da música”, pode ler-se na programação, em relação ao evento que conta com o apoio da Fundação Social “La Caixa” e do BPI.

A temporada da Casa da Música reabre na quinta-feira com o concerto da Orquestra XXI, na Sala Suggia, seguindo-se os já habituais e gratuitos concertos na avenida dos Aliados: na sexta-feira, a Orquestra Barroca vai interpretar peças de Vivaldi e Avondano, enquanto no sábado a Orquestra Sinfónica do Porto, sob direção do maestro titular, Baldur Brönnimann, vai fazer ouvir “música célebre do repertório sinfónico”, de Strauss a Vaughan Williams, passando Aaron Copland e Bizet.

Entre os destaques dos últimos quatro meses do ano encontra-se a “palestra-recital” do austríaco Alfred Brendel, que regressa ao Porto 13 anos depois de ter sido o pianista que inaugurou a primeira temporada de piano da então recém-inaugurada Casa da Música.

Até ao final do ano a Casa da Música vai continuar a acolher a integral das sinfonias de Bruckner e a integral dos concertos para violino de Mozart.

Entretanto, no dia 18 de setembro, no âmbito do ciclo “Fantasia”, o Remix Ensemble vai estrear “Beethoven quasi una fantasia”, op.27 n.º 2, de Daniel Moreira, numa encomenda conjunta da Casa da Música com a Filarmónica de Colónia. No dia 22, no âmbito do mesmo ciclo, a Orquestra Sinfónica do Porto estreia “Bach Fantasia BWV 922”, de Johannes Schöllhorn.

Já no dia 06 de novembro, o Remix Ensemble protagoniza a estreia mundial de “im Schatten der Harfe”, do compositor em residência Georg Friederich Haas.

Em outubro, a Casa da Música volta a receber o “Outono em Jazz”, com concertos do Tarkovsky Quartet, Bruno Pernadas Quarteto, Femi Temowo, Ambrose Akinmusire Quartet, Rudresh Mahanthappa, entre outros.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias