Categorias: TV

Carros do Alphabet, a holding do Google, podem vir a competir com o Uber

A Bloomberg avança que o Google vai transformar a divisão de carros autónomos numa empresa. Caberá a essa companhia, que ficará a pertencer à holding Alphabet, avançar no futuro com um serviço de táxi, competindo diretamente com o Uber.

A ideia foi avançada por uma fonte ligada ao Google X, a divisão de projetos especiais do Google, que a Bloomberg cita sem identificar.

Em causa está o futuro dos carros autónomos do Google, o projeto do Google X que já leva mais de 1,6 milhões de quilómetros de testes em vias públicas no Texas (EUA).

Estando o carro autónomo cada mais perto de ser uma realidade, o Google pondera autonomizar essa divisão, que passará a operar como mais uma das empresas do Alphabet, a holding que reúne todas as empresas do grupo.

Quando tudo estiver operacional e legalizado, os carros autónomos poderão ser usados como táxi. Pelo menos, essa é a expetativa dos responsáveis do Google, segundo a mesma fonte: competir diretamente com o Uber e a Lyft.

Os primeiros palcos da competição serão São Francisco e Austin, os principais locais onde os carros autónomos têm sido testados.

Numa primeira fase, os clientes alvos seriam ‘escolhidos a dedo’: enquanto a confiança num veículo sem condutor não for geral, o serviço estará disponível em áreas confinadas, como campus universitários, bases militares ou complexos de escritórios.

A Bloomberg contactou o Google para obter um comentário oficial, mas Gina Scigliano, a porta-voz da empresa, recusou prestar declarações.

A agência lembrou que, em setembro, John Krafcik (um nome bem conhecido da indústria automóvel) foi nomeado como CEO do projeto de carros autónomos do Google X.

Na altura, a empresa adiantou que não estava prevista a transformação da divisão numa empresa independente (dentro do universo da Alphabet), embora realçando que seria “uma boa candidata a isso em algum momento no futuro”.

Um futuro que pode estar a chegar depois do Uber estar a investir no desenvolvimento de recursos de direção autónoma, complementou a Bloomberg.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias