TV

Carros do Alphabet, a holding do Google, podem vir a competir com o Uber

A Bloomberg avança que o Google vai transformar a divisão de carros autónomos numa empresa. Caberá a essa companhia, que ficará a pertencer à holding Alphabet, avançar no futuro com um serviço de táxi, competindo diretamente com o Uber.

A ideia foi avançada por uma fonte ligada ao Google X, a divisão de projetos especiais do Google, que a Bloomberg cita sem identificar.

Em causa está o futuro dos carros autónomos do Google, o projeto do Google X que já leva mais de 1,6 milhões de quilómetros de testes em vias públicas no Texas (EUA).

Estando o carro autónomo cada mais perto de ser uma realidade, o Google pondera autonomizar essa divisão, que passará a operar como mais uma das empresas do Alphabet, a holding que reúne todas as empresas do grupo.

Quando tudo estiver operacional e legalizado, os carros autónomos poderão ser usados como táxi. Pelo menos, essa é a expetativa dos responsáveis do Google, segundo a mesma fonte: competir diretamente com o Uber e a Lyft.

Os primeiros palcos da competição serão São Francisco e Austin, os principais locais onde os carros autónomos têm sido testados.

Numa primeira fase, os clientes alvos seriam ‘escolhidos a dedo’: enquanto a confiança num veículo sem condutor não for geral, o serviço estará disponível em áreas confinadas, como campus universitários, bases militares ou complexos de escritórios.

A Bloomberg contactou o Google para obter um comentário oficial, mas Gina Scigliano, a porta-voz da empresa, recusou prestar declarações.

A agência lembrou que, em setembro, John Krafcik (um nome bem conhecido da indústria automóvel) foi nomeado como CEO do projeto de carros autónomos do Google X.

Na altura, a empresa adiantou que não estava prevista a transformação da divisão numa empresa independente (dentro do universo da Alphabet), embora realçando que seria “uma boa candidata a isso em algum momento no futuro”.

Um futuro que pode estar a chegar depois do Uber estar a investir no desenvolvimento de recursos de direção autónoma, complementou a Bloomberg.

Em destaque

Subir