Categorias: Nas Notícias

Capone Perna deportado para Itália onde cumprirá 29 anos de prisão

Tribunal da Relação de Coimbra adianta que Giovanni Capone Perna, mafioso da Camorra e acusado da prática de um homicídio, em Itália, aceitou ser deportado para o seu país, onde responderá pelo crime que cometeu e por ligações à máfia napolitana. Perna morava em Portugal, com o filho.

Capone era procurado internacionalmente pelas autoridades internacionais, tendo sido detido na passada quinta-feira, em Oliveira do Hospital. Depois de submetido a interrogatório, por parte de um juiz, surge a informação de que aceitou a deportação para Itália.

O juiz desembargador Fernando Jorge Dias esclareceu à imprensa que foram explicados os factos ao acusado e “foi-lhe perguntado se consente a extradição”. A resposta foi positiva.

Enquanto o processo de extradição não é cumprido, Giovanni Capone Perna permanecerá detido no Estabelecimento Prisional de Monsanto. Dentro de 10 dias, Perna vai voltar a Itália.

Recorde-se que este homicida de 36 anos e membro da Camorra foi apanhado pela Polícia Judiciária (PJ), em Oliveira do Hospital. Capone Perna é membro da máfia napolitana e tinha um mandado de detenção europeu, em virtude de diversos crimes que cometeu, entre os quais um homicídio.

O membro da Camorra estava a ser perseguido pelas autoridades, que conseguiram consumar a detenção em Oliveira do Hospital. Entre os diversos crimes pelos quais responde, no âmbito da sua participação numa organização criminosa, Capone Perna é acusado de um homicídio, praticado em 2003. Estava em liberdade e em solo português.

Para as autoridades portuguesas, esta detenção de um elemento da Camorra com rubrica em crimes qualificados “constitui um importante marco na luta contra as atividades delituosas de cariz mafioso”, de acordo com a nota da Judiciária.

A operação que levou à detenção de Giovanni Capone Perna foi conduzida pela PJ, através da Unidade Nacional Contra o Terrorismo. As autoridades nacionais trabalham em cooperação com a polícia transalpina.

Trocas de informações permitiram localizar o membro da Camorra, que foi, entretanto, conduzido para a área prisional de Diretoria do Centro da PJ, situada em Coimbra. O homicida tinha uma conta no Facebook, que terá servido de ferramenta às autoridades para o localizarem.

Perna faz parte de um clã da máfia napolitana. Foi condenado a uma sentença de 30 anos, pela morte de um homem, em Sannio, na província italiana de Benevento. Este crime foi cometido em 2003, mas Giovanni Capone Perna escapou à sentença.

A Camorra é o único grupo mafioso proveniente de um meio urbano. Nasceu em Nápoles, no início do século XIX e conseguiu uma grande integração social, aproveitando-se das classes mais desfavorecidas.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias