Categorias: Desporto

Bodyboard: ‘Sumol Nazaré Special Edition 2011’ traz os melhores do mundo a Portugal

Os melhores bodyboarders internacionais regressam à Praia do Norte de 12 de outubro a 01 de novembro de 2011. Integrado no calendário da International Bodyboard Association (IBA), o Special Edition vai ter este ano o seu período de espera de 12 de outubro a 01 de novembro e vai contar, como habitualmente, com grandes nomes do board nacional e internacional, que vão desafiar pela quinta vez as ondas da Praia do Norte.

Considerada a ‘onda rainha’ da Nazaré e uma das mais respeitadas de todo o litoral europeu, a Praia do Norte é conhecida pelas suas ondas perfeitas e grandes que podem ir facilmente até aos seis metros de altura.

Na última edição (2009), as ondas da Nazaré mostraram-se de gala, atingindo facilmente os quatro metros de altura e apelando à coragem e perícia dos bodyboarders presentes. A perfeição, tamanho e força das ondas da Nazaré são a bandeira viva da competição que, com uma fórmula única e especial, mudou o modo de olhar o bodyboard por parte do público em geral.

Para esta 5.ª edição, a organização vai manter o mesmo conceito adotado anteriormente, passando por oferecer aos atletas participantes condições de excelência em termos de ondas, dentro do período de espera estabelecido.

Na lista dos participantes encontram-se atletas do topo do ranking da International Bodyboard Association (IBA), que serão convidados pela organização a enfrentar as ondas do mar nazareno.

Em 2009, Mike Stewart, nove vezes campeão mundial, foi o primeiro atleta internacional a vencer o troféu desta prova, anteriormente conquistado apenas por atletas portugueses: Luís ‘Porkito’ Pereira venceu em 2005 e 2007, com algumas das maiores ondas já surfadas em Portugal, e Paulo Costa venceu o evento inaugural em 2003.

O mote está lançado para mais um evento único em todo mundo com a promessa de muita ação nas ondas da Nazaré.

Mais informações na página do evento no Facebook, em www.facebook.com/PraiaDoNorte.

O Canhão da Nazaré e as ondas da Praia do Norte

O Canhão da Nazaré é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e que atinge os cinco quilómetros de profundidade. Situado mesmo em frente à Praia do Norte, canaliza a ondulação do Atlântico para esta praia praticamente sem obstáculos, o que proporciona a criação de ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para todos os amantes dos desportos de ondas, que encontram nesta praia as condições ideais para ultrapassar os seus limites.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias