Desporto

Bodyboard: ‘Sumol Nazaré Special Edition 2011’ traz os melhores do mundo a Portugal

Gastão EntrudoOs melhores bodyboarders internacionais regressam à Praia do Norte de 12 de outubro a 01 de novembro de 2011. Integrado no calendário da International Bodyboard Association (IBA), o Special Edition vai ter este ano o seu período de espera de 12 de outubro a 01 de novembro e vai contar, como habitualmente, com grandes nomes do board nacional e internacional, que vão desafiar pela quinta vez as ondas da Praia do Norte.

Considerada a ‘onda rainha’ da Nazaré e uma das mais respeitadas de todo o litoral europeu, a Praia do Norte é conhecida pelas suas ondas perfeitas e grandes que podem ir facilmente até aos seis metros de altura.

Na última edição (2009), as ondas da Nazaré mostraram-se de gala, atingindo facilmente os quatro metros de altura e apelando à coragem e perícia dos bodyboarders presentes. A perfeição, tamanho e força das ondas da Nazaré são a bandeira viva da competição que, com uma fórmula única e especial, mudou o modo de olhar o bodyboard por parte do público em geral.

Para esta 5.ª edição, a organização vai manter o mesmo conceito adotado anteriormente, passando por oferecer aos atletas participantes condições de excelência em termos de ondas, dentro do período de espera estabelecido.

Na lista dos participantes encontram-se atletas do topo do ranking da International Bodyboard Association (IBA), que serão convidados pela organização a enfrentar as ondas do mar nazareno.

Em 2009, Mike Stewart, nove vezes campeão mundial, foi o primeiro atleta internacional a vencer o troféu desta prova, anteriormente conquistado apenas por atletas portugueses: Luís ‘Porkito’ Pereira venceu em 2005 e 2007, com algumas das maiores ondas já surfadas em Portugal, e Paulo Costa venceu o evento inaugural em 2003.

O mote está lançado para mais um evento único em todo mundo com a promessa de muita ação nas ondas da Nazaré.

Mais informações na página do evento no Facebook, em www.facebook.com/PraiaDoNorte.

O Canhão da Nazaré e as ondas da Praia do Norte

O Canhão da Nazaré é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e que atinge os cinco quilómetros de profundidade. Situado mesmo em frente à Praia do Norte, canaliza a ondulação do Atlântico para esta praia praticamente sem obstáculos, o que proporciona a criação de ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para todos os amantes dos desportos de ondas, que encontram nesta praia as condições ideais para ultrapassar os seus limites.

Em destaque

Subir