Categorias: Nas Notícias

BE e PEV foram os únicos partidos a apresentar contas sem irregularidades em 2016

O BE e o PEV foram os únicos partidos que apresentaram contas sem irregularidades no ano de 2016, segundo o relatório da entidade fiscalizadora, que encontrou “deficiências” e “incertezas” na contabilidade das restantes forças políticas.

O BE, que apresentou resultados positivos de 257 mil euros, e o PEV, com um prejuízo de cerca de 8.500 euros, em 2016, foram os únicos partidos cujas contas passaram sem irregularidades, de acordo com o relatório da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), que funciona junto do Tribunal Constitucional.

“Incertezas” e “deficiências”, muitas repetidas, no processo de prestação de contas foram as faltas mais comuns nas contas dos restantes partidos políticos, com e sem assento parlamentar.

De acordo com a ECFP, o PS prestou contas com irregularidades, registando “incerteza quanto à natureza, recuperação e regularização dos saldos devedores”, insuficiência de provisão para fazer face ao risco de indeferimento de pedidos de reembolso de IVA, sobreavaliação do resultado e incerteza quanto à natureza e regularização nos saldos do passivo.

O PS terminou 2016 com um resultado líquido positivo de 255.460 euros, o que não acontecia há vários anos, e abateu 942 mil euros ao passivo que vinha acumulando e que chegou a 21 milhões de euros em 2015.

Nas contas do PSD, que teve um resultado negativo de 1,6 milhões de euros, a ECFP registou “deficiências” no suporte documental de contribuições de candidatos e de representantes eleitos, de filiados e quotas, admitindo uma “possível omissão de gastos e rendimentos” e ainda “incerteza quanto à regularização de saldos”.

O PAN, com um resultado positivo de 67.700 euros, não cumpriu o regime legal dos donativos, que obriga a criar uma conta bancária própria para o efeito, segundo a ECFP, que nota que apenas uma parte pequena da situação que foi regularizada.

Deficiências no processo de prestação de contas, deficiente organização contabilística, deficiência no suporte documental de alguns rendimentos, quotas e contribuições de filiados, de angariações de fundos e de alguns gastos foram algumas das irregularidades apontadas ao CDS-PP, que em 2016 apresentou prejuízo de 277 mil euros. A ECFP refere ainda a “impossibilidade de análise das contas” do CDS-Madeira e do grupo parlamentar do partido na região.

Nas contas do PCP foram detetados “pagamentos em numerário superior ao limite legal”, incerteza quanto à recuperação e regularização dos saldos devedores, financiamentos por pessoas singulares “em condições privilegiadas face ao mercado”, segundo o relatório da ECFP.

O relatório com as decisões sobre as contas partidárias, já depois do contraditório avançado pelas forças políticas, aponta ainda, nas contas do PCP, “falta de informação relativa a ações e meios” usados nas ações de propaganda. Em 2016, o PCP declarou um resultado negativo de 247.788 euros.

Os outros 14 partidos, sem assento parlamentar, também apresentaram contas com irregularidades. É o caso do MPT, PURP, Livre, MAS, Nós, Cidadãos!, PDR, JPP, PPV/CDC, PTP, POUS, PPM, PCPT-MRPP e PNR.

Nos relatórios, a ECFP nota que cabe aos partidos apresentarem documentação e uma organização contabilística que reflita a realidade da atividade partidária.

A ECFP viu aumentadas as suas competências fiscalizadoras das contas partidárias e eleitorais em 2018, decidindo também sobre as sanções a aplicar, o que ocorrerá em momento posterior ao da divulgação das decisões.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: home

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias