Categorias: EconomiaNas Notícias

Atividade económica baixa em setembro e clima económico estabiliza em outubro

O indicador de atividade económica disponível até setembro baixou e o de clima económico estabilizou em outubro, desde logo por uma redução do indicador quantitativo do consumo privado, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, “o indicador de atividade económica, disponível até setembro, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até outubro, estabilizou”.

A contribuir para isso esteve o indicador quantitativo do consumo privado, que “desacelerou em setembro, refletindo um contributo positivo menos expressivo de ambas as componentes de consumo duradouro e não duradouro”.

Na mesma linha, também o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) desacelerou em setembro, de acordo com o INE, que o justifica com o “contributo positivo menos expressivo das componentes de construção e de máquinas e equipamentos”.

Por seu lado, “as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 6,1 por cento e 7,3 por cento em setembro, respetivamente (8,8 por cento e 13,1 por cento em agosto)”.

“Considerando a atividade económica da perspetiva da produção, os índices de volume de negócios na indústria e nos serviços desaceleraram e o índice de produção na indústria apresentou uma redução em termos homólogos”, assinala o INE, indicando ainda que “o índice de produção na construção acelerou em setembro”.

Aquele instituto adianta que a tendência de diminuição também se registou na zona euro, onde, em outubro, “o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram”.

No mesmo mês, “os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 1,6 por cento e 4,3 por cento, respetivamente (-2,5 por cento e 7,9 por cento em setembro)”, segundo o INE.

No primeiro trimestre deste ano, a variação homóloga do Produto Interno Bruto (PIB) na área euro fixou-se em 1,7 por cento, depois de ter registado 2,2 por cento no trimestre anterior.

Já em Portugal, o PIB cresceu 2,1 por cento no terceiro trimestre deste ano, após uma subida de 2,4 por cento no trimestre anterior.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias