Categorias: Nas NotíciasPaís

Assunção Cristas culpa PS e esquerda por não se conhecer lista de devedores da CGD

A presidente do CDS prometeu hoje ajudar a “descobrir a verdade” sobre as alegadas irregularidades na gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e criticou a esquerda por ter bloqueado os trabalhos da anterior comissão parlamentar de inquérito.

No encerramento de dois dias de jornadas parlamentares do partido, em Braga, Assunção Cristas afirmou que o partido continua a querer “descobrir toda a verdade”, “doa a quem doer” sobre a CGD.

Sem se comprometer com a ideia de uma nova comissão de inquérito, como sugeriu na segunda-feira, pelo PSD, a líder centrista fez a pergunta – “ainda é tempo?” – para esclarecer as alegadas irregularidades no banco do Estado e deu a resposta.

“É sempre tempo para a descoberta da verdade”, afirmou aos deputados.

Aliás, para a líder dos centristas, o esclarecimento até vem tarde, dado que, pelo CDS, ele já poderia ter chegado ao parlamento há cerca de dois anos, durante a comissão de inquérito.

“Quem obstaculizou ponha a mão na consciência agora”, em mais uma referência aos partidos de esquerda, PS, PCP e BE, que votaram pelo fim da comissão de inquérito antes de se concluir o processo de a Assembleia ter acesso à lista dos grandes devedores da CGD.

Na segunda-feira, já o líder parlamentar dos centristas tinha dito que o CDS admitia uma nova comissão de inquérito, caso se torne “útil e eficaz”.

Na segunda-feira, o presidente do PSD revelou estar a “avaliar” a possibilidade de pedir uma comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, notando que a esquerda cortou “abruptamente” a anterior “antes que doesse a alguém”.

Rui Rio lembrou que a “última comissão” relativa à CGD “foi abruptamente cortada pelo PCP, BE e PS”, pelo que é um “discurso um bocado hipócrita pedirem [uma avaliação] doa a quem doer”, quando “encerraram a comissão antes que doesse a alguém”.

Uma versão da auditoria da EY à CGD relativa ao período 2000-2015, com data de dezembro de 2017, refere que os administradores do banco público receberam “remuneração variável” e “voto de confiança”, mesmo com resultados negativos.

A auditoria aponta “importantes insuficiências” organizacionais que poderão ter contribuído para decisões pouco fundamentadas na concessão de crédito e detetou sete operações de concessão de crédito com risco grave ou elevado e perdas, só nestas, de mais de 1.000 milhões de euros, entre as quais as operações de financiamento da fábrica da La Seda de Barcelona, em Sines.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias