Categorias: Insólito

Arrisca prisão por alimentar sem-abrigo e já pagou multa de 400 euros

Idoso detido no momento em que dava comida aos sem-abrigo de Fort Lauderdale, uma cidade da Florida, nos EUA, que proibiu que fossem dadas refeições na via pública. Arnold Abbott, de 90 anos, já pagou uma multa de 400 euros. Foi tratado pela polícia como um criminoso, segundo revela à CNN. Esta não é a primeira vez que Abbott enfrenta um processo por alimentar os sem-abrigo. E não será a última, se a sua idade avançada não o trair.

Um homem com 90 anos é protagonista de uma história que mistura a sua generosidade com a frieza de uma lei discutível, no mínimo.

No passado domingo, Arnold Abbott estava a alimentar sem-abrigo, num parque local.

O problema é que na cidade de Fort Lauderdale é proibido fornecer refeições na via pública. Logo, este nonagenário estava a ser um fora da lei.

O problema é que os sem-abrigo não têm… abrigo. Logo, a rua é a sua casa. E servir pratos com refeições não é permitido.

No momento em que ajudava um sem-abrigo, ao lado de dois pastores daquela comunidade, Abbott foi abordado por um polícia, que o tratou como se de um perigoso criminoso se tratasse.

“Um polícia aproximou-se e disse-me: ‘Largue imediatamente ‘esse prato!’. Como se eu tivesse uma arma na mão…”, contou Arnold Abbott, em declarações à CNN.

O caso avançou e quer o idoso, quer os dois pastores que o acompanhavam foram alvo de um processo. Já tiveram de pagar uma multa de 400 euros e estão sujeitos a uma pena de prisão.

Este é o primeiro processo do género, em Fort Lauderdale, desde que a cidade da Florida aprovou a lei que proíbe alimentar sem-abrigo nas vias públicas.

À primeira vista, não se percebe o espírito do legislador, mas esta lei tem o objetivo de combater a mendicidade.

Confrontado com este caso – que envolve um homem de 90 anos e dois pastores – o presidente do município, Jack Seiler, revelou que a lei é dura mas é lei.

Mesmo que as vítimas de uma lei impiedosa sejam pessoas que lideram, há décadas, associações de apoio a pessoas vulneráveis, em pobreza extrema e sem oportunidades.

A associação Love Thy Neighbor, liderada por Arnold Abbott, acusa a cidade que aprovar legislação que tem como finalidade varrer os sem-abrigo, sem pensar nas consequências.

Abbott vai regressar a tribunal. Esta não é a primeira vez que enfrenta um processo por alimentar os sem-abrigo. E não será a última, se a sua idade avançada não o trair.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias