Cultura

Amarante recebe MIMO Festival, na estreia em Portugal (com vídeo)

A cidade de Amarante vai acolher o MIMO Festival, na estreia do evento em Portugal. Entre 15 e 17 de julho, decorrem mais de 33 concertos, serão emitidos filmes e realizados encontros com artistas de referência internacional. Pat Metheny e Ron Carter, Tom Zé, Vieux Farka Touré e Custódio Castelo são as primeiras confirmações de um cartaz de luxo. A entrada é gratuita.

Amarante, na região do Porto, foi a cidade escolhida para ser o palco da primeira internacionalização do MIMO Festival. O evento – com atividades inteiramente gratuitas – oferece concertos de grandes nomes da música nacional e mundial, cinema, workshops, masterclasses e a Chuva de Poesia.

Realizado há 13 anos consecutivos em várias cidades históricas do Brasil, aclamado pela crítica e reconhecido pelo público, o MIMO Festival traz a Amarante concertos exclusivos dos norte-americanos Pat Metheny & Ron Carter, do tropicalista Tom Zé, do malinês Vieux Farka Touré e do português Custódio Castelo entre outros a anunciar em breve.

Num conjunto de 33 atividades, a realizar entre 15 e 17 de julho, o MIMO Festival vai ocupar palcos espalhados por Amarante, lançando um novo olhar sobre o património histórico-cultural, tendo a arte como estímulo sensorial. As Igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao Rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes vão receber a diversificada e abrangente programação do festival cujos pilares são a música, o património e a educação.

No que diz respeito a cinema, o MIMO Festival de Cinema selecionou para Amarante uma mostra especial em homenagem aos 80 anos do artista brasileiro Tom Zé; outra com os melhores filmes exibidos nos últimos anos do festival no Brasil; e uma terceira mostra que reúne produções inéditas de diversas partes do mundo.

À semelhança do que acontece no Brasil, em Amarante haverá ainda a já celebre Chuva de Poesia, com milhares de versos de poemas impressos em pedaços de papéis coloridos a serem lançados do alto das torres de igrejas, numa homenagem a grandes nomes da poesia portuguesa.

Outra das particularidades do MIMO Festival são os workshops, masterclasses e palestras a realizar pelos cabeças-de-cartaz do festival indo de encontro à comunidade envolvente.

Único pela sua abrangência e conceito, o MIMO promove o respeito pelas diferentes culturas, as cidades que o recebem e os seus bens histórico-culturais, valorizando o desenvolvimento humano e artístico.

Veja o vídeo de apresentação.

Portugal e Amarante. Porquê?

São muitas as afinidades entre o MIMO e a cultura portuguesa, a começar pela valorização do património. Desde a sua criação, em 2004, nas igrejas seculares de Olinda (Pernambuco), o festival realiza-se em cidades representativas da sua história, como Paraty, Ouro Preto, Tiradentes – chegou no ano passado ao Rio de Janeiro – ocupando espaços da arquitetura colonial portuguesa com numerosas atividades. São todas cidades que apontam para o futuro, preservando a sua memória.

Da mesma forma que o público, que ultrapassou já a marca de um milhão de espectadores em 2015, reúne diversas gerações, nas igrejas, nos monumentos e nos parques e espaços públicos.

Amarante, na região norte, reúne o Portugal histórico e o contemporâneo. A primeira edição do MIMO em território estrangeiro tem por objetivo construir, assim, este evento democrático, de acesso a toda a população, de forma contínua, a fim de que se torne uma marca para a cidade, que se destaca pelo turismo cultural.

“Portugal está intrinsecamente ligado ao MIMO Festival, a partir da realização de concertos e outras atividades em espaços marcados pela colonização portuguesa. A cultura luso-brasileira faz parte do conceito estético do MIMO desde a sua criação. Por isso, quando pensamos em internacionalizar o festival, Portugal foi o primeiro país para onde quisemos ir. A ideia surgiu em 2013 e começou a ganhar forma há um ano e meio com o apoio de nossos parceiros e sócios”, comenta Lu Araújo, criadora e diretora-geral do MIMO.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias