Categorias: Nas Notícias

Agora são os cartazes do PSD e CDS: Banco de imagens fornece pessoas de ‘sucesso’

A guerra política do momento é feita através dos cartazes. Depois do PS ter sido criticado por usar imagens não aprovadas pelas pessoas que são expostas, agora é a coligação PSD/CDS que está na mira por recorrer a bancos de imagem para ilustrar ‘casos de sucesso’.

Ainda está fresca a polémica com os cartazes do PS e já o PSD e o CDS lidam com problemas semelhantes, naquele que se tornou no assunto político do momento.

Algumas informações que começaram por circular nas redes sociais levaram à revelação de que a coligação Portugal à Frente (PaF), formada pelos dois partidos do Governo, recorreu a um banco de imagens para os outdoors que pretendem refletir ‘casos de sucesso’.

Os rostos que surgem nos cartazes do PSD e do CDS são os mesmos que, por exemplo, já promoveram um azeite na Hungria e uma clínica nos EUA, como demonstram as várias imagens que estão a circular nas redes sociais.

O diretor de campanha da PaF, José Matos Rosa, admitiu o recurso aos bancos de imagens, salientando que o PSD “utiliza muitas vezes” este recurso. Porém, não vê como o caso pode ser comparado às polémicas que envolveram os cartazes do PS.

“O que fizemos é o que mandam as boas práticas nacionais e internacionais em termos de comunicação”, respondeu, quando questionado sobre o assunto pelo Diário de Notícias.

José Matos Rosa frisou que “não há colagem das pessoas aos temas” e que as pessoas retratadas servem “para humanizar as mensagens”, ao invés de contar casos pessoais.

Ainda ao DN, o diretor de campanha da coligação garantiu a eficácia dos outdoors, prometendo “usar os meios com parcimónia” e evitar “intoxicar as pessoas com poluição visual”.

Porém, o mesmo jornal contactou uma fonte do CDS, identificada apenas como “da direção”, que criticou a opção: “Por mim, nem havia cartazes. Não acho que tenham um impacto significativo na campanha”.

Em defesa da opção já saiu Duarte Marques. O deputado do PSD escreveu, nas redes sociais, que “a comparação com o caso do PS não faz qualquer sentido”, argumentando: “Isto são imagens de bancos de fotos, pagas e feitas para isso mesmo e nem sequer são utilizadas como testemunhos pessoais, mas sim como ilustrações”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: CartazesCDSPSPSD

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias