Aeroporto manda abater cão polícia que estava em fuga

Grizz, um cão polícia em serviço no aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, esteve durante algumas horas em fuga pelas instalações e após várias tentativas para o capturar, foi abatido pelas autoridades. A decisão do aeroporto está agora a ser duramente criticada pela opinião pública.

O animal, de 10 meses, estava preparado para detetar drogas e bombas no aeroporto, estando ao serviço do departamento de segurança aérea (Avsec). O porta-voz da divisão, Mike Richards, explicou que pelas 04h30min desta quinta-feira, Grizz foi transportado para uma unidade canina que estava estacionada numa área pública do aeroporto quando algo motivou a sua fuga.

Ao ser localizado, Mike Richards garante que “ele não deixou ninguém aproximar-se e continuou a correr pelas pistas”, acrescentando que “tentamos tudo: comida, brinquedos, outros cães, mas nada resultou”.

Como o incidente impediu a descolagem de 16 voos e originou atrasos que duraram várias horas, os responsáveis do aeroporto deram luz verde à polícia para abater Grizz.

“Esgotamos todas as opções disponíveis e não o conseguimos apanhar”, disse uma fonte aeroportuária, citada pela BBC, que garantiu que foi “uma decisão tomada em último recurso”.

No entanto, ao ser questionada sobre a alternativa de usar um tranquilizante no animal, a fonte respondeu: “Não tenho de responder a isso. Mas não havia dispositivos com tranquilizante no aeroporto e a polícia também não os tinha”.

Agora, o incidente está a ser considerado um crime contra os direitos dos animais pela opinião pública.

“Estou confuso. Se estas pessoas não conseguem travar a fuga de um cachorro e devolvê-lo ao seu trabalho vivo, como é que poderão conter um eventual ataque terrorista e capturar os terroristas vivos para interrogatório? Que incompetentes e bárbaros!”, afirma um internauta.

As contas nas redes sociais do aeroporto, tanto no Twitter como no Facebook, estão a ser atacadas pelos usuários que estão contra a decisão tomada.

“Lamentável, deviam ter vergonha. Quem deu a ordem para abater este pobre cão devia ser despedido e acusado de crueldade animal”, declarou Tracie McGregor.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias