Categorias: Economia

Acordo com Venezuela: “Portugal consegue mil milhões de euros”, garante Portas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, e da Venezuela, Nicolás Maduro, rubricaram um acordo que desbloqueará dois milhões de barris de petróleo para Portugal, numa parceria que permite também a exportação de produtos para a Venezuela, com benefícios estimados em “mil milhões de euros”, até 2014. O Presidente Hugo Chávez, cujo estado de saúde continua instável, foi o grande ausente neste encontro entre membros dos Governos dos dois países.

Portugal e Venezuela renovaram o Acordo de Cooperação Económica e Energética que, segundo Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, representa “um potencial de negócios que se aproxima de mil milhões de euros, em três anos”. Em Caracas, foi selado o prolongamento da parceria, que se iniciara em maio de 2008.

Paulo Portas manifestou-se agradado com esta cooperação, que abre as portas de empresas portuguesas no mercado venezuelano, ao mesmo tempo que garante o fornecimento energético, na área do petróleo, para Portugal.

“Temos ao nosso alcance um potencial de negócios que se aproxima de mil milhões de euros nos próximos três anos”, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, em Caracas, capital venezuelana.

Por seu turno, o homólogo de Portas no executivo venezuelano, Nicolás Maduro, sublinhou que “é possível manter uma relação de excelência, que tenha impacto na vida económica e social e económica dos dois países”.

Ao abrigo deste acordo que Portas e Maduro apresentaram, prevê-se exportações nos setores da energia, da indústria metalomecânica e também no ramo imobiliário para o turismo.

A Teixeira Duarte vai construir uma fábrica para computadores, enquanto a JP Sá Couto conseguiu reforçar a venda de computadores para a Venezuela. Neste momento, há cerca de 2,5 milhões de alunos venezuelanos que usufruem do computador Magalhães.

O grande ausente deste encontro em Caracas foi o Presidente Hugo Chávez, cujo estado de saúde continua instável. No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros aproveitou a ocasião para enviar “o desejo do restabelecimento da saúde, no mais curto período de tempo”, em nome de “todas as autoridades portuguesas”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias