Categorias: Mundo

“Ações com Luther King e Malcom X ajudaram Obama a ser eleito”, diz George Wright

Depois de negada a extradição para os EUA, George Wright, perseguido pela Justiça norte-americana, concedeu uma entrevista à Lusa, afirmando que participou em “ações com Martin Luther King e Malcom X que ajudaram Obama a ser eleito”.

George Wright, o homem que é procurado há 41 anos pela Justiça norte-americana, ajudou Barack Obama a ser eleito. A afirmação é do próprio George Wright, que concedeu uma entrevista dias depois de o Tribunal da Relação de Lisboa negar a extradição para os EUA, o que impede que seja julgado pelo crime cometido em 1962.

“Algumas ações que levámos a cabo naquela altura, ao lado de Martin Luther King e Malcom X, enrte outras pessoas, abriram a porta para que o senhor Obama pudesse estar onde está agora, no cargo de Presidente dos Estados Unidos, disse Wright.

O pedido de extradição não faz, por isso, sentido. “Para mim, é uma pena que o senhor Barack Obama queira apanhar-me, depois de tudo o que nós fizemos para ele estar onde está hoje em dia”, acrescentou George Wright, à Lusa TV.

Recorde-se que a extradição de George Wright para os EUA foi recusada pelo Tribunal da Relação de Lisboa, nesta semana. Procurado pelas autoridades norte-americanas, devido a uma condenação por homicídio, em 1962, Wright foi descoberto em Portugal, tem nacionalidade portuguesa e não terá de ser extraditado.

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu-se pela não extradição de George Wright, decisão passível de recurso, no Supremo Tribunal de Justiça, mas apenas por parte de uma entidade ou pessoa que se constitua assistente no processo.

Hoje com 68 anos, George Wright foi condenado pelo crime de homicídio, nos Estados Unidos da América, de onde fugiu. Encontrado em solo luso, tentou escapar à Justiça norte-americana, o que conseguiu, com esta decisão do tribunal.

Wright foi detido pela Polícia Judiciária, no passado dia 26 de setembro, numa comunidade onde vivia com nome falso. O facto de ter nacionalidade portuguesa determinou que não fosse extraditado. O crime que ditou a condenação ocorreu em 1962. George Wright matou o dono de uma bomba de gasolina de Nova Jérsia.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias