País

Academia de Ciências de Lisboa defende que Acordo Ortográfico precisa de melhorias

A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) defendeu ontem, no parlamento, que o Acordo Ortográfico de 1990 (AO90) pode ter melhorias, uma vez que a ortografia desde a sua entrada em vigor tem-se revelado instável.

Ana Salgado, a lexicógrafa da ACL, dirigiu-se aos deputados da comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, enumerando várias situações em que a ortografia confunde, demonstrando como diferentes guias institucionais da língua portuguesa se contradizem. “O guia da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) não é conforme com o da Assembleia da República, por exemplo”, afirmou Ana Salgado, referindo ainda a existência de contradições em diferentes dicionários.

No passado dia 27 de janeiro, foi divulgado o documento de aperfeiçoamento do AO90 da ACL, o qual sugere alterações à ortografia para combater a “confusão ortográfica atual”.

Artur Anselmo, presidente da ACL, disse aos deputados que o documento da academia é “indicativo e facultativo”. “Em matéria de ortografia, nunca se dirá a última palavra”, afirmou Artur Anselmo, que defende que “a força da língua portuguesa está na sua diversidade” e que o acordo deverá ser melhorado.

O presidente sublinhou que a ACL “não foi ouvida” em relação ao AO90 e que este acordo deveria chamar-se “convenção ortográfica”. Contudo, a deputada socialista Gabriela Canavilhas, questionou a razão de a ACL se ter colocado à parte neste processo, reforçando que “a academia foi sempre parte do processo”.

O escritor Manuel Alegre fez parte da delegação e lembrou que “o poder político não quis ouvir” a ACL. Alegre reforçou que o AO90 suscitou a oposição de várias instituições e “da maioria dos escritores”, como por exemplo Vasco Graça Moura e Sophia de Mello Breyner Andresen. Para o escritor, “esta unicidade ortográfica causa uma fratura geracional e leva a uma grande confusão”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias