Categorias: Nas Notícias

À noite também se celebra o Dia Internacional dos Museus com diversas iniciativas

Amanhã comemora-se o Dia Internacional dos Museus, mas a festa prolonga-se no sábado com a Noite dos Museus. As duas evocações complementam-se com um programa vasto de iniciativas que englobam visitas guiadas e entradas gratuitas numa variedade de unidades museológicas.

O que é um museu? Como funciona? Para que serve? Para dar resposta a estas e outras perguntas, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou, no ano de 1977, o Dia Internacional dos Museus, no qual estes espaços de exposição e trabalho abrem as portas para que todos, independentemente da condição económica, possam conhecer mais de perto a importância dos museus a nível social, cultural e educativo.

Esta festa foi ‘reforçada’ em 2005, na França, com a complementar Noite dos Museus, um projeto semelhante na forma mas diferente no tempo, pois permite viver os espaços museológicos a horas menos habituais. Portugal aderiu a esta celebração noturna, através do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).

Assim, amanhã evoca-se o Dia Internacional dos Museus, entre as 10h00 e as 18h00, com 28 museus e cinco palácios nacionais a permitirem a entrada gratuita ao público. No ano em que o tema da festa é “Museus num mundo em mudança: novos desafios, novas inspirações”, os visitantes vão ser confrontados com uma série de iniciativas pouco comuns neste tipo de espaços, como espetáculos de música, teatro, dança, palestras e ateliês para crianças. No sábado, as celebrações começam ao final da tarde, entre as 18h00 e a meia-noite, proporcionando uma vivência menos ortodoxa da realidade museológica.

Entre as muitas iniciativas previstas, destaca-se uma atuação de artes circenses pela Escola de Miragaia, no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), e o passeio de carruagem puxada a cavalos, entre o Museu dos Coches e o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa). Noutras cidades, salienta-se o projeto “Casas com História”, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, e a exposição de desenhos da Coleção do Museu de Évora.

O Parlamento vai ser ‘convidado’ a participar por intermédio da Associação Portuguesa de Museologia, que vai transmitir nos computadores dos deputados e nos écrans das áreas públicas um filme sobre os museus portugueses distinguidos em anos recentes, como o Museu Geológico e o Museu da Farmácia.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias