Categorias: Nas Notícias

“A justiça atrasada é uma má justiça”, alerta presidente da Relação de Lisboa

O presidente do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) declarou hoje que o TRL procurará manter a sua capacidade de decisão, “em tempo razoável”, e lembrou aos novos juízes desembargadores que “a justiça atrasada é uma má justiça”.

“Prestaremos especial atenção aos processos que se tenham atrasado e às prioridades legalmente fixadas, em ordem a que os portugueses vejam terminados os seus processos no tempo que lhes é devido, tendo sempre presente que a justiça atrasada é uma má justiça e que sobre nós impede o dever de prestar contas por ela”, disse Orlando Nascimento no discurso de posse de 17 juízes desembargadores.

Num discurso repleto de “recados”, o presidente do TRL salientou que, ao julgar, o juiz “deve despir-se das suas idiossincrasias sociais, sem o que a Justiça correrá o risco da não justiça, de uma justiça de classe ou de uma `justiçazinha´, forte com os fracos e branda com os fortes”, expressão – acrescentou – “tão ao gosto dos seus detratores”.

Em vez do ícone romano de uma mulher com os olhos vendados e a sigla “dura lex, sed lex” (a lei é dura, mas é a lei) em representação da Justiça como figura, Orlando Nascimento manifestou preferência por uma “justiça de olhos abertos, que trate por igual o que é igual e por diferente o que é diferente, com vista à defesa dos direitos de todos e não só de alguns”.

“A justiça também não é só dos juízes. A justiça é de todos nós, como caminho e busca do absoluto”, disse o presidente do TRL, notando ainda que a justiça “não é só o que é, mas também a ideia que dela fazemos, o que dela imaginamos”.

Orlando Nascimento defendeu também que a ideia de justiça começa pela “dignidade dos juízes”, exige “edifícios solenes” e não prescinde da “independência dos tribunais”.

Criticou alguns poderes, tanto públicos como privados, que “têm por hábito desfazer nos outros e engrandecer-se a si mesmos” e que no exercício de mau hábito “menorizam os outros, esbatendo a sua imagem (…) destinando-lhes instalações anónimas e incaracterísticas” e impondo-lhe “probidades que não exigem a si próprios”.

E por falar em instalações, Orlando Nascimento recordou que o TRL encontra-se instalado num “vetusto edifício, cuja dignidade e funcionalidade” tem procurado manter, alertando para a necessidade de a curto prazo se alargar as instalações do TRL a outros edifícios públicos sugerindo o antigo Tribunal da Boa Hora, que é “tão próximo”.

Quanto à independência dos tribunais, o presidente do TRL enfatizou que “ninguém aceitará como justiça uma justiça administrada por um juiz a receber ordens, visíveis ou escondidas, seja de quem for”

Durante a cerimónia tomaram posse 17 desembargadores (três deles não vão exercer para já funções efetivas no TRL porque um é inspetor e outros dois presidem a tribunais de primeira instância) e mais de uma dezena de juízes de direito do distrito judicial de Lisboa, incluindo Ana Peres, que presidiu ao mediático julgamento do processo Casa Pia.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeJustiça

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias