Categorias: Nas Notícias

A posse de Marcelo termina com Anselmo Ralph e Mariza

Está tudo a postos, na Assembleia da República, para a tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe de Estado é empossado no dia 9 de março e a agenda da cerimónia foi divulgada pela agência Lusa. Aos discursos juntam-se atuações de Anselmo Ralph, José Cid, Mariza e Pedro Abrunhosa. E não é tudo.

A sessão solene da tomada de posse do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está definida, ainda que a agenda divulgada seja provisória e possa sofrer pequenas alterações. Seis momentos marcam o dia. Dos protocolos, às condecorações, já depois do adeus de Cavaco, haverá música. Anselmo Ralph canta para os jovens, Mariza será a voz do fado.

Certo é que o Presidente eleito vai ter uma cerimónia composta por seis momentos, que vão marcar a entrada em funções de Marcelo Rebelo de Sousa, a 9 de março, data em que, por tradição, são empossados os chefes de Estado, perante a Assembleia da República.

O protocolo será muito semelhante ao que ocorreu há 10 anos, quando Cavaco Silva tomou posse, substituindo Jorge Sampaio, que cessara funções.

O ainda Presidente da República fará uma derradeira revista às tropas, num programa que também inclui intervenções do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e do empossado chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que fará o juramento que o transforma no 19.º Presidente da República Portuguesa.

Os planos definidos para a cerimónia foram hoje divulgados pelo gabinete da segunda figura do Estado, o Presidente da Assembleia da República. E tudo está definido ao minuto.

Os convidados chegam a partir das 9h00, pouco antes de António Costa, primeiro-ministro (9h30). Marcelo deve entrar às 9h35, sendo que Cavaco Silva (9h45) é o derradeiro a entrar no local da tomada de posse.

Falta conhecer a lista de convidados para a cerimónia. Mas independentemente dos nomes, é certo que essa lista será extensa. Recorde-se que, em 2006, Cavaco Silva contou com 900 personalidades. Seguem-se os (muitos) cumprimentos.

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre o protocolo e, nos Jerónimos, depositará flores no túmulo de Luís de Camões, o que é tradicional. Em 2016, também serão colocadas flores no túmulo de Vasco da Gama.

Marcelo Rebelo de Sousa dará entrada, pela primeira vez como Presidente da República, no Palácio de Belém, onde decorrerá também uma cerimónia de boas-vindas ao novo chefe de Estado e um almoço com convidados.

Na Mesquita de Lisboa, uma celebração ecuménica com diferentes confissões religiosas, conforme avançou em primeira mão o jornal Público.

Mas não é tudo… Às 18h00 inicia-se outra (habitual) cerimónia, mais uma, no Palácio da Ajuda. Cavaco Silva vai ser condecorado pelo seu sucessor, numa imagem que assinala a passagem de testemunho.

Por fim, às 20h00, na Câmara Municipal de Lisboa, tem lugar um concerto, que contará com diversos nomes da música portuguesa, de diferentes sensibilidades e a pensar em diferentes públicos.

Na Praça do Município, atuam José Cid, Paulo de Carvalho, Mariza (a quem caberá a honra de cantar o hino nacional) e Pedro Abrunhosa, Anselmo Ralph, HMB e Diogo Piçarra.

Termina o dia, começa a Presidência de Marcelo. É tempo de descansar, porque poucas horas depois encontra-se com o corpo diplomático, no Palácio da Ajuda.

Esta é a agenda da tomada de posse do novo chefe de Estado, cerimónia já delineada, mas sujeita a pequenas correções.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias