Tecnologia

Zuckerberg vai receber novo salário do Facebook: um dólar por mês

mark_zuckerbergSalário de Mark Zuckerberg vai descer drasticamente, para um valor de um dólar, a partir do próximo ano. O fundador do Facebook terá uma remuneração simbólica, depois de entrar em bolsa. Trata-se de uma medida aplicada desde 1970 por diversos presidentes executivos. Steve Jobs ganhava um dólar por ano…

O valor do salário de Mark Zuckerberg não deve preocupar o criador da maior rede social do mundo. O dono do Facebook tem outros bens e rendimentos – entre os quais, meio milhão de ações do Facebook – o que lhe permite dispensar um salário principesco.

Nesse sentido, aceitou receber um salário miserável, de um dólar mensal, que serve para impulsionar a empresa na bolsa. Este salário sem expressão foi usado pela primeira vez como estratégia em 1970, por Lee Lacocca, quando a Chrysler se afundava na bolsa.

Também Steve Jobs recebia um salário simbólico de um dólar por ano, quando era CEO da Apple. E Jobs era o principal acionista. Igualmente Eric Schmidt e Larry Page (da Google) eram ‘pagos miseravelmente’, com salário idêntico.

E recorde-se ainda que o presidente executivo do Citigroup, Vikram Pandit, até 2009, recebeu um dólar por ano de salário. Mais tarde, a sua remuneração anual passou a 1,75 milhões de dólares.

Nesse sentido, Mark Zuckerberg vai literalmente ganhar uma fortuna, quanto mais forte for a presença do Facebook no mercado bolsista.

Em destaque

Subir