Mundo

Zuckerberg: “Facebook falhou e eu sou o responsável”

Mark Zuckerberg admitiu que “o Facebook falhou” em proteger a privacidade dos utilizadores, reclamando para si a responsabilidade pelo caso.

O fundador e administrador executivo da rede social comentou hoje, pela primeira vez, sobre a falha de segurança que permitiu à Cambridge Analytica aceder e usar indevidamente aos dados de mais de 50 milhões de contas, que terá usado para promover a candidatura de Donald Trump à Presidência dos EUA em 2016.

“Temos a responsabilidade de proteger os vossos dados e, se não o conseguirmos, não merecemos servir-vos”, começou por referir Mark Zuckerberg, num longo post que publicou… no Facebook.

Na base da falha de segurança esteve uma aplicação desenvolvida por Aleksandr Kogan, investigador da Universidade de Cambridge que em 2015 “partilhou os dados de dezenas de milhões” de utilizadores do Facebook à empresa Cambridge Analytica.

“Banimos a aplicação de imediato e exigimos a Kogan e à Cambridge Analytica que fornecessem um certificado de que tinham eliminado todos os dados obtidos inapropriadamente. Eles deram-nos esses certificados”, continuou Zuckerberg.

Foi através das notícias sobre a falha de segurança, “na semana passada”, que o Facebook ficou a saber que “os dados talvez tenham sido eliminados, como nos foi certificado”.

“Foi uma grave quebra de confiança entre Kogan, Cambridge Analytica e Facebook. Mas também uma quebra de confiança entre o Facebook e as pessoas que partilham os seus dados connosco e esperam que nós protejamos esses dados”, admitiu o criador da rede social.

“Temos de resolver isso”, concluiu Zuckerberg, enunciando uma lista de medidas que o Facebook tomou e prometendo colaborar com a investigação das autoridades norte-americanas, britânicas e europeias.

Em destaque

Subir