Mundo

Zoran Milanovic será o próximo Presidente da Croácia

O ex-primeiro-ministro social democrata Zoran Milanovic deverá vencer as eleições presidenciais da Croácia, com 53 por cento dos votos, de acordo com as primeiras projeções após o fecho das urnas das eleições que se realizaram hoje.

Se as projeções divulgadas pelas estações televisivas estiverem certas, Milanovic derrotará a atual Presidente, Kolinda Grabar-Kitarovic, apoiada pelo partido conservador no Governo, HDZ, que ficará com 46,7 por cento dovos votos, num total de 3,8 milhões de eleitores.

Contudo, nenhum dos candidatos assume ainda estas estimativas como seguras e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gordan Grlic Radman, disse que todos os cenários estão ainda em aberto.

Se a vitória de Milanovic se confirmar, Grabar-Kitarovic, que foi a primeira mulher croata a ocupar o lugar de chefe de Estado, terá perdido a hipótese de um segundo mandato, após uma campanha baseada num programa conservador e nacionalista.

O jurista e diplomata Milanovic apresentou-se com a promessa de tornar a Croácia – que é membro da União Europeia desde 2013 – num país com maior abertura ao exterior, com um regime político mais tolerante e mais ríspido com a corrupção.

O atual Governo croata é liderado pelo partido conservador HDZ e o primeiro-ministro, Andrej Plenkovic, preside neste semestre à União Europeia.

O cargo de Presidente tem essencialmente valor protocolar na Croácia, uma antiga república da Jugoslávia, que se tornou independente em 1991.

Em destaque

Subir