Nas Notícias

“Zero”: Comer alheiras não traz risco de botulismo

alheiras

Ao saborear uma alheira, Francisco George garantiu que o risco dos produtos regionais transmontanos “é zero”. O comentário do diretor-geral de Saúde visou tranquilizar os consumidores após os cinco casos de botulismo alimentar associados a uma marca de alheiras.

Não há almoços grátis, como neste exemplo de Francisco George, que hoje foi a Mirandela comer alheiras a convite dos autarcas do distrito de Bragança.

O repasto teve um propósito: demonstrar que as alheiras, tal como todos os produtos certificados regionais transmontanos, são de risco “zero” para a saúde, após o escândalo do botulismo alimentar.

Na memória estão ainda os cinco casos de botulismo alimentar associado a uma marca de alheiras, o que levou o diretor-geral de Saúde para provar, comendo um alheira, que o risco “é zero”.

“Não é uma iniciativa de propaganda, estou aqui para garantir, em termos de saúde pública, que o risco de consumir esses alimentos, no que respeita ao botulismo, é zero”, insistiu o responsável.

Francisco George salientou ainda que o problema associado à marca de alheiras em causa “foi controlado”.

“O problema que aconteceu naquela marca não existiu nas outras marcas”, sublinhou o diretor-geral de Saúde: “não podemos confundir um problema que é grave e que foi identificado numa marca com os produtos da região de outras marcas”.

Em destaque

Subir