Fórmula 1

Zandvoort não passa informação do novo circuito às equipas de Fórmula 1

Os responsáveis pelo circuito de Zandvoort, que regressará ao calendário de Fórmula 1 após décadas de ausência para receber o Grande Prémio da Holanda, não estão a passar informações do traçado às equipas.

Tudo indica que essa atuação tem a ver com a intenção das equipas não irem para a prova holandesa demasiado preparadas em termos de ‘set-up’ dos seus monolugares.

A pista de Zandvoort está a ser alvo de profundas remodelações a partir de um projeto da empresa de arquitetos Dromo, sendo que o antigo piloto Jan Lammers, responsável desportivo do circuito, confirmou que Jarno Zaffelli, líder da Dromo, tem muitos dados e informações provenientes de várias simulações ao novo traçado.

“Todas as modernas equipas de Fórmula 1 trabalham cientificamente, por se lhes dermos todas a informações não perdem tempo e vão submetê-las a programas de simulador. E isso é exatamente o que não queremos que aconteça”, justificou Lammers.

O antigo piloto de F1 dos anos de 1970 e 1980 diz mesmo que a intenção é mesmo dificultar a vida às equipas de modo a ‘apimentar’ o espetáculo e desafiar os pilotos: “Será um desafio para eles. Ele (Jarno) não quer que tenham demasiada informação antecipadamente, e possam preparar-se demasiado em simulador. Basicamente quer que as equipas descubram tudo durante os treinos de sexta-feira. Talvez isso torne o fim de semana mais entusiasmante”.

Em destaque

Subir