Tecnologia

z8-GND-5296, a galáxia mais longe da Terra, é “uma pista para o nascimento do Universo”

z8-GND-5296 210z8-GND-5296 bigAstrónomos norte-americanos descobriram, através do telescópio Hubble, a galáxia mais distante da Terra. A z8-GND-5296 é ainda “única” por datar de quando o Universo tinha apenas 700 milhões de anos, fornecendo “pistas sobre o nascimento do Universo”.

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu, através do telescópio espacial Hubble, uma galáxia nova e que é a mais distante da Terra. Batizado de z8-GND-5296, este conjunto de estrelas tem uma caraterística “única”, como resume o astrónomo Bahram Mobasher: tem ‘apenas’ 700 milhões de anos, idade confirmada pela medição da distância com um espetrógrafo, um equipamento que realiza um registro fotográfico de um espetro luminoso.

“Estes descobrimentos fornecem pistas sobre o nascimento do Universo e sugerem que podem abrigar zonas com uma formação de estrelas mais intensa do que se imaginava”, acrescentou Steven Finkelstein, cientista da Universidade do Texas e um dos líderes, a par de Dominik Riechers (Universidade de Cornell) da equipa de astrónomos.

O resumo da descoberta da nova galáxia foi ontem publicado na revista Nature. O texto salienta que as imagens de infravermelhos recolhidas pelo Hubble apresentam um espetro luminoso emitido quando o Universo tinha apenas cinco por cento da idade atual. O espetrógrafo Mosfire, no Havai, confirmou a medição da distância.

A z8-GND-5296 tem uma taxa de formação de estrelas “surpreendentemente alta”, apresentando cerca de 300 vezes a massa do nosso Sol ao ano, em comparação com a nossa Via Láctea, na qual se formam duas ou três estrelas por ano.

Em destaque

Subir