Motores

Yvan Muller e a Lynk & Co dominam segunda qualificação do WTCR em Zandvoort

Depois de Thed Bjork ter sido o homem do primeiro dia da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) em Zandvoort, o seu companheiro de equipa Yvan Muller foi quem dominou a segunda qualificação para as provas de hoje.

O francês da Cyan Racing garantiu a sua primeira ‘pole position’ da época, batendo o seu sobrinho Yann Ehrlacher por quatro décimas e Thed Bjork por cinco décimas, fazendo com que nas três primeiras posições da grelha de partida partam três Lynk & Co 03.

Uma volta à pista holandesa em 1m44,154s deu a Muller a ‘pole’, face a um Bjork que dominou a segunda fase da qualificação, onde Norbert Michelisz foi o grande opositor aos dois pilotos da Cyan Racing. Na decisiva ‘super pole’ (ou Q3) o húngaro da Hyundai teve de contentar-se com o quarto tempo, a 78 milésimas do sueco da Lynk & Co.

E se Yvan Muller conseguiu a sua primeira ‘pole position’ da temporada, também Augusto Farfus conseguiu pela primeira vez o seu ‘passaporte’ para a Q3, onde acabou por garantir o quinto tempo, arrancado da terceira fila da grelha para o último confronto do fim de semana.

Para a segunda corrida, e primeira de hoje, vai ser Esteban Guerrieri, que partirá na frente, depois do argentino da ALL-INKL ter assegurado o 10º tempo na segunda qualificação. Sendo que atrás de si na grelha os Volkswagen Golf GTi TCR de Benjamin Leuchter e Johan Kristofferson. Um contraste com o líder do campeonato, Néstor Girolami, que falhou o ‘alvo’ ao ser o 11º mais rápido.

Mas este desempenho dos Honda Civic Type R TCR da formação alemã contrastaram mais uma vez com o dos carros idênticos da KCMG, onde Tiago Monteiro voltou a estar muito longe do top dez e vai ter de largar da 23ª posição para as duas corridas de hoje, dois lugares abaixo do seu companheiro de equipa Attila Tassi. O que dificultará bastante o objetivo do piloto português pontuar na pista holandesa.

Em destaque

Subir