Mundo

Yusuf Raza Gilani, primeiro-ministro do Paquistão, condenado por desrespeito à justiça

yusuf_raza_gilaniO primeiro-ministo paquistanês, Yusuf Raza Gilani, recusou-se a reabrir um antigo caso de corrução onde constava o nome do presidente, Asif Ali Zardari e por desrespeito à justiça foi condenado.

Yusuf Raza Gilani foi condenado pela justiça pasquistanesa, por se ter recusado a reabrir o caso de Asif Ali Zardari, presidente do país, o qual é acusado de corrupção.

O processo datado de 2003, acusa Zardari de corrupção, pela lavagem de milhões de dólares de subornos recebidos de empresas na Suíça. Zardari sempre desmentiu as acusações, alegando tratar-se de perseguição política.

O caso foi julgado no tribunal da Suíça, onde o presidente Asif Ali viu-se condenado e recorreu à sentença, sendo o processo arquivado ano de 2008.

Por Gilani ser ter recusado a fazer as diligências necessárias para a reabertura do processo contra o presidente, o caso foi aberto e este invocou imunidade, pelo facto de ter sido aprovada uma amnistia, a qual o abrange.

Agora, Yusuf Raza Gilani, não cumprirá prisão, tendo apenas uma sentença apenas de carácter simbólico, onde só perderá o seu cargo, caso se demita.

 

Em destaque

Subir