Tecnologia

YouTube vai combater fraude nas contagens de visualizações de vídeos

youtube 2youtube 600O YouTube vai levar a cabo um esforço para combater a fraude nas visualizações de vídeos. Numa nota publicada no blog da Google, os responsáveis adiantam que querem dados fidedignos, para que vídeos com contagem fraudulenta não ganhem destaque, como os mais populares.

Numa nota publicada no blog da Google – sob o título “manter a autenticidade na contagem de visualizações do YouTube” –, anuncia-se uma caça à fraude, para que os vídeos ganhem destaque pela verdadeira popularidade e não através de procedimentos ilegais, que adulteram os números do site de partilha de vídeos.

Assim, o YouTube aplicará um sistema que vai “auditar periodicamente as visualizações” que cada vídeo recebeu. “Desde sempre nos esforçamos para manter o YouTube autêntico”, salienta a nota.

Este comunicado deixa ainda uma recomendação a quem usa a plataforma para divulgar vídeos: “Pedimos que tenha muito cuidado quando trabalhar com empresas de marketing que possam vender visualizações fraudulentas”.

A medida surge depois de terem sido detetados inúmeros casos em que os números de visualizações foram inflacionados, com o objetivo de ganhar destaque nos vídeos mais populares.

Este tipo de “burla” está a “enganar” os utilizadores e a “minar uma das maiores e mais importantes qualidades do YouTube”.

Em destaque

Subir