Tecnologia

Youtube está proibido de publicar músicas com direitos de autor

youtube_1Numa altura em que cada vez mais se fala nas questões da Internet e da proteção dos autores, o site de vídeos mais conhecido do planeta está a contas com um tribunal alemão, que proíbe agora a plataforma da Google de publicar conteúdo protegido.

Chama-se GEMA e detém os direitos de autor de cerca de 60 mil artistas do mundo da música.

Esta organização alemã quer que o Youtube pague os direitos de cerca de sete vídeos colocados na plataforma da Google. A justiça daquele país ainda nada em concreto decidiu mas o caso promete ainda durar algum tempo.

Segundo o coletivo de juízes, o site de multimédia mais conhecido do mundo não faz atualmente o suficiente para proteger os autores e as suas músicas e pretende por isso obrigar o Youtube a ativar filtros mais eficazes para combater esta realidade.

Só neste caso dos sete vídeos com conteúdo da GEMA, as indemnizações que o site da Google poderá vir a ter de pagar podem ascender a mais de 300 mil euros, por música.

Já os responsáveis da Google, empresa detentora do Youtube, afirmam que não são os responsáveis pelo conteúdo que os utilizadores publicam e justificam o caso com os elevados preços que a GEMA pratica, no que toca a direitos de autor.

Vários analistas, entre os quais mesmo alguns que estão ligados à indústria musical, defendem contudo que a publicação de vídeos e músicas no Youtube ajuda as bandas a ganharem reconhecimento a nível mundial.

Certo é que para já o site da Google está proibido de publicar conteúdo detido pela GEMA.

Em destaque

Subir