Nas Notícias

YouTube apela à denúncia de vídeos com conteúdo impróprio

Só no ano de 2015, o YouTube removeu 92 milhões de vídeos por violação das suas políticas através da sinalização de vídeos e da tecnologia de deteção de spam. Mais de 90 milhões de pessoas sinalizaram vídeos no YouTube desde 2006, sendo que mais de um terço destes utilizadores sinalizou mais do que um vídeo. O número diário de sinalizações de vídeos tem vindo a aumentar cerca de 25% ano após ano.

Mais de 90 milhões de pessoas sinalizaram vídeos no YouTube desde 2006 e mais de um terço destes utilizadores denunciou mais do que um vídeo.

À medida que a plataforma de vídeos da Google vai crescendo, a comunidade continua a ser bastante ativa no que diz respeito à denuncia de conteúdo impróprio: o número de sinalizações diárias tem aumentado 25 por cento ano após ano.

Esta comunidade é também internacional: pessoas oriundas de mais 240 países já sinalizaram vídeos. Os países que revelam as taxas mais elevadas são Indonésia, Turquia, Alemanha, Ucrânia e França.

Segundo Juniper Downs, responsável do YouTube Public Policy, há um reforço das políticas, com o objetivo de aumentar a segurança e qualidade da plataforma.

“Continuamos a reforçar os processos de aplicação das nossas políticas: só em 2015, removemos 92 milhões de vídeos por violação das nossas políticas por via de sinalizações e da nossa tecnologia de deteção de spam. Ao mesmo tempo que estamos vigilantes e somos rápidos na remoção de conteúdo terrorista e de incitamento ao ódio, é importante relembrar que, atualmente, estes representam uma pequena percentagem de conteúdos que violam as nossas regras – estas duas formas de violação apenas representam um por cento dos vídeos removidos em 2015”, assinala.

No processo de sinalização, o utilizador pode logo indicar qual a política que acha que o vídeo viola, de spam aos conteúdos sexuais, violentos ou de assédio. Isto ajuda os responsáveis do YouTube a localizar e a rever o conteúdo sinalizado de uma forma mais eficiente e efectiva:

“Formámos equipas, fluentes em vários idiomas, que revêem cuidadosamente as denúncias 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano nos vários fusos horários de todo o mundo”, acrescenta.

Estas equipas removem “conteúdos que violam os termos, limitam conteúdos por idade que pode não ser apropriado para todos os públicos e mantêm conteúdos que ainda não ‘pisaram’ nenhuma linha vermelha”.

“À medida que o YouTube continua a crescer globalmente, continua a aumentar recursos para aplicação das suas políticas, de modo a ir ao encontro das necessidades dos utilizadores enquanto comunidade”.

Contudo, o conteúdo sinalizado não é removido automaticamente. O YouTube é uma importante plataforma global para informação e para notícias e as suas equipas avaliam os vídeos antes de tomarem qualquer ação, de modo a proteger o conteúdo que possa ter um propósito educacional, documental, científico ou artístico.

“Também há que ter em conta as leis locais dos países onde trabalhamos e se recebermos um pedido legal de remoção cujo conteúdo viole uma lei local, restringimos aquele conteúdo no domínio local do país. Poderá obter mais informação sobre as políticas de remoção de conteúdo no Relatório de Transparência da Google. Da mesma forma que, se removermos o conteúdo por razões de violação de políticas na sequência de uma ordem judicial, vamos incluir este dado no nosso relatório de transparência”, destaca Juniper Downs.

“Queremos fazer com que a comunidade YouTube possa perceber melhor como funciona esta funcionalidade e como pode a comunidade ser envolvida para manter as directrizes da comunidade. Para lançar alguma luz sobre como a sinalização dos vídeos tem ajudado a manter o YouTube uma plataforma onde a liberdade e a expressão criativa estão em perfeito equilíbrio com a responsabilidade, revelamos alguns dos dados mais recentes”

Em destaque

Subir