Desporto

Yaya Touré acusa Guardiola de racismo

Yaya Touré desafia os adeptos do futebol a encontrarem um onze de Pep Guardiola com cinco africanos para o acusar de racismo. “Ele tem problemas com jogadores de cor”, sustentou o médio do Manchester City.

Consensualmente considerado um dos melhores médios de África na última década, o costa-marfinense traçou fortes críticas ao técnico espanhol, numa entrevista à France Football.

Yaya Touré, que esta época apenas foi titular uma vez no campeonato inglês, não hesitou em afirmar que Pep Guardiola “tem problemas com jogadores de cor”.

“Ele finge não ter esses problemas, porque ele é muito inteligente para se deixar enganar”, reiterou o médio, citando como exemplo o “brutal” afastamento do também costa-marfinense Wilfried Bony.

E ironizou: “Ele nunca vai admitir isso. Se um dia ele escalar uma equipa com cinco africanos, não naturalizados, eu vou enviar-lhe um bolo”.

A nível pessoal, Yaya Touré sentiu-se “humilhado” com a forma como Guardiola o tratava no balneário do Manchester City, clube que vai deixar de representar.

“Quando o treinador te diz, numa altura em que eras o vice-capitão da equipa há alguns meses e à frente de todos, ‘Eu não te sinto motivado e se tu não queres ficar vai ter com os chefes e trata do assunto com eles’, só demonstra total desrespeito”, considerou.

“Tenho a impressão de que Pep [Guardiola], sem reconhecimento ou respeito, fez tudo para estragar a minha última temporada”, insistiu Yaya Touré.

“Quando percebemos que ele muitas vezes tem problemas com os africanos, onde quer que ele esteja, eu coloco estas questões”, concluiu o costa-marfinense.

Em destaque

Subir