Apresentações/Novidades

Yaris GR é o novo ‘enfant terrible’ da Toyota

O novo Yaris GR é a grande vedeta da Toyota no Salão automóvel de Tóquio que decorre na capital japonesa. E é também o novo ‘enfant terrible’ da marca japonesa.

Foi com honras de apresentação da sua equipa de ralis que o construtor nipónico revelou a sua conqueluche. E não foi por acaso.

De facto trata-se de uma variante muito especial do pequeno citadino da Toyota, pois foi desenvolvido pelos engenheiros da equipa de competição – Gazoo Racing – da qual ostenta as siglas GR, e apenas será comercializado em carroçaria de três portas.

Será uma espécie de ‘arma’ da marca japonesa para enfrentar no mercado modelos como o Renault Clio RS, Peugeot 208 GTi ou Volkswagen Polo GTi, adotando a mesma base mecânica do Yaris WRC – um motor 1,6 litros turbo de três cilindros, que na versão GR está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e anuncia uns incríveis 252 cv.

É muita potência para um pequeno automóvel que pesa bem menos de uma tonelada e que tem outra particularidade que o associa à Gazoo Racing; as quatro rodas motrizes. Algo que os concorrentes diretos já citados não possui.

A Toyota diz que no Yaris GR a potência pode ser deslocada 70% para o eixo traseiro, de forma a otimizar o comportamento dinâmico, sendo que numa situação normal essa distribuição varia em 60% para trás e 40% para a frente.

Mas a questão da tração integral é apenas uma parte dos ‘segredos’ deste novo ‘enfant terrible’ nipónico. É que há um ‘Track Mode’, que na variante Performance adotará um opcional com diferenciais autoblocantes e pneus mais desportivos.

12Shares

Mais partilhadas da semana

Subir