Mundo

Yanukovich propõe “amnistia” para os detidos por protestarem contra Yanukovich

ucrania yanukovich 210ucrania yanukovich bigO Presidente da Ucrânia propõe uma amnistia para os detidos nas recentes manifestações, apesar dos protestos terem como um dos alvos o próprio Victor Yanukovich. Só assim o país poderá “virar a página da crise”, explica o chefe de Estado.

A Ucrânia continua mergulhada em protestos e o Presidente, Victor Yanukovich, apresenta uma solução para acalmar os ânimos: conceder uma amnitia aos manifestantes que têm sido detidos nos últimos dias. As detenções ocorrem nos protestos que têm como um dos objetivos a demissão do Presidente,  Victor Yanukovich.

“Do meu ponto de vista, é preciso passar esta página e declarar uma amnistia”, afirmou o chefe de Estado, quando participava num encontro com estudantes. O Presidente quer também “uma mesa redonda nacional”, a realizar durante o dia de hoje (e que já ocorreu na terça e na quarta), para que a Ucrânia possa “virar a página da crise”.

Uma crise que, no entender de quem protesta, foi provocada pelo próprio Presidente, com o apoio do Governo, ao rasgar o acordo de associação com a União Europeia, em troca de uma reaproximação à Rússia. Daí que Yanukovich proponha “a libertação” dos detidos e “inclusivamente a várias pessoas já condenadas” para “pôr fim ao conflito”.

Na “mesa redonda nacional”, a decorrer no Palácio Nacional das Artes, em Kiev, estão também os principais dirigentes da oposição, como Arseni Yatseniuk e o boxista Vitali Klitschoko. “Só podemos sair da crise com um ‘reset’ das autoridades”, antecipou Klitschoko, revelando as exigências de quem protesta: demissão do Governo, libertação dos detidos e presos, castigos para os responsáveis pelas repressões policiais e realização das eleições presidenciais e legislativas antecipadas.

Em destaque

Subir