Economia

Yahoo: Dois mil funcionários para a rua

yahoo_1Depois de ter sido em tempos um dos três sites mais visitados do mundo, e depois de recentemente ter estado eminente a venda do portal aos chineses do Alibaba, empresa norte-americana continua em reestruturação.

Foi criado em janeiro de 1994, na Universidade de Stanford, e chegou a ser dos sites mais visitados nos Estados Unidos. Com o passar dos anos, o portal Yahoo tem vindo a perder fôlego na Internet e a empresa decide agora ‘dispensar’ os serviços de dois milhares de funcionários.

Na verdade, este é já um cenário habitual nos últimos tempos visto ser a sexta vez que a companhia norte-americana corta nos quadros. Com os dois mil despedimentos, a Yahoo prevê reter em caixa mais de 350 milhões de euros, dinheiro que será à partida utilizado para reestruturar o portal: “Isto servirá para criarmos um Yahoo mais pequeno e mais lucrativo”, explica o CEO Scott Thompson, a partir de comunicado da própria empresa, que também sublinha que as apostas futuras passarão a ser centralizadas em áreas de negócio mais específicas, não em mercados tão abrangentes.

No mesmo comunicado é referido também que há uma boa percentagem de funcionários que se vão manter ligados à empresa, como forma de finalizaram os projetos ou serviços que estão por concluir.

Recorde-se que no último trimestre do ano passado, o portal esteve quase a ser vendido. A Microsoft chegou a revelar interesse na compra e os chineses do Alibaba estiveram muito perto de a concretizar. O negócio acabaria por não se concretizar.

O Yahoo foi criado em janeiro de 1994 na Universidade de Stanford, por David Filo e Jerry Yang. Para se perceber melhor o sucesso deste portal, o mesmo foi o terceiro site mais visitado em 2009, recebendo milhões de visitantes por dia.

Em 2008, o Yahoo, que nessa altura já era empresa, recebeu uma proposta da Microsoft no valor de 44,6 mil milhões de dólares. Os responsáveis acharam pouco e recusaram, uma decisão pela qual hoje devem estar bastante arrependidos.

Em destaque

Subir