Tecnologia

Yahoo acusa Facebook de violação de patentes

yahoo_1Portal norte-americano afirma que antes do Facebook nascer, já existia há muito o Yahoo, que registou várias patentes e que ao que parece foram agora utilizadas indevidamente pela rede de Mark Zuckerberg.

Duas grandes empresas e problemas derivados com patentes, por isso, nada de novo. A Yahoo já tinha avisado, em fevereiro passado, e os responsáveis do portal norte-americano chegaram mesmo a negociar com a rede de Zuckerberg. Porém, parece que as coisas não correram bem e a Yahoo avançou já com um processo no Tribunal Federal da Califórnia.

Em causa, segundo o portal, está a utilização indevida, por parte do Facebook, de ferramentas patenteadas pela Yahoo. Responsáveis pelo site norte-americano afirmam mesmo que, antes desta rede social ser lançada, o Yahoo já existia há muito. De referir que o Facebook foi criado por Mark Zuckerberg em 2003, o Yahoo foi lançado em 1995, por David Filo e Jerry Yang.

Mas afinal, onde é que o Facebook viola a propriedade intelectual do Yahoo? Bom, vistas bem as coisas, em quase tudo. Segundo porta-voz do site norte-americano, o Yahoo tem patenteado funcionalidades online, tais como o feed de notícias, o sistema de mensagens pessoais, a plataforma de anúncios, e até a simples ferramenta de adicionar amigos e ligar pessoas, mas isto são só alguns exemplos.

Após as negociações entre as duas gigantes norte-americanas terem falhado, o Yahoo já avançou com o processo em tribunal. Resta agora aguardar pela reação da maior rede social mundial.

Esta notícia surge numa altura em que Facebook continua a preparar a sua entrada em bolsa, um processo que deverá estar concluído em junho deste ano. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir