Mundo

Xenófobos online confundem Samuel L. Jackson e Magic Johnson com migrantes ilegais

O ator Samuel L. Jackson e o ex-basquetebolista Earvin ‘Magic’ Johnson estiveram às compras em Itália e um humorista local resolveu testar o preconceito contra os refugiados. Em resposta à provocação de Luca Bottura, um em cada cinco internautas confundiu as duas celebridades norte-americanos com migrantes ilegais.

Ao partilhar a imagem de Samuel L. Jackson e Magic Johnson, que estão sentados num banco tendo no chão sacos com referências a marcas de luxo, o humorista deixou uma referência a Laura Boldrini, a presidente da Câmara dos Deputados que tem sido uma das principais ativistas pela maior abertura na política migratória.

“Os recursos de Boldrini [os refugiados] numa loja da Prada em Forte dei Marmi com o nosso dinheiro. Partilha se isto te revolta”, legendou o humorista.

A provocação de Luca Bottura não tardou a viralizar, com os comentários sobre o “nojo” e “vergonha” dos fundos públicos serem usados por ‘migrantes ilegais’ para comprarem artigos de luxo a dominarem as críticas.

“O meme foi partilhado milhares de vezes, mas só 40 por cento das pessoas percebeu a provocação. Trinta por cento ficou revoltado e 20 por cento chamou-me racista por não ter conseguido reconhecer o Samuel L. Jackson e Earvin ‘Magic’ Johnson (não vou revelar os 10 por cento [em falta])”, escreveu depois o humorista.

Da parte do ator e do ex-basquetebolista ainda não surgiu qualquer reação, apesar da polémica já ter chegado às redes sociais norte-americanas.

Em destaque

Subir