Xenofobia e austeridade na Europa em debate hoje na abertura da rentrée do BE

Um painel sobre os riscos da xenofobia e da austeridade na Europa, com a participação da eurodeputada Marisa Matias, abre hoje, em Leiria, o Fórum Socialismo 2018, a rentrée política do BE, que promove até domingo 50 debates.

Durante três dias, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria, o BE regressa à atividade depois das férias, com o discurso de encerramento da coordenadora bloquista, Catarina Martins, a ser o principal momento político da iniciativa, marcado para domingo às 17:30.

“A Europa da xenofobia e da austeridade tem futuro?” é o nome do debate que hoje, a partir das 21:30, marca o arranque do Fórum Socialismo 2018.

A eurodeputada do BE, Marisa Matias, o fundador do partido Luís Fazenda e a eurodeputada irlandesa do Sinn Féin Martina Anderson são oradores convidados para a abertura da rentrée política bloquista.

A nova lei de bases da saúde, a exploração de petróleo em Portugal, as rendas de energia ou o estado da justiça no país são alguns dos temas em discussão ao longo desta edição do Fórum Socialismo.

De Angola, no sábado, chega o jornalista e ativista de direitos humanos Rafael Marques para discutir a situação política naquele país.

Outro das novidades é o painel do músico e compositor José Mário Branco, intitulado “No canto não há neutralidade”, agendado para domingo, às 16:00, antes do encerramento.

Uma das ‘bandeiras’ do partido na última sessão legislativa, a despenalização da eutanásia, também terá o seu espaço de discussão. Para falar sobre o tema foram convidados o deputado do PAN André Silva e o deputado do PS Pedro Delgado Alves que, juntamente com o médico Bruno Maia, participam como oradores, no sábado, num painel intitulado “Pelo direito à morte assistida”.

O antigo coordenador do BE, Francisco Louçã, também volta a marcar presença nesta iniciativa, promovendo um debate intitulado “A democracia líquida e a estratégia matrioska: será que os russos determinam as eleições por todo o lado?”.

A meio de agosto, na antecipação do Fórum Socialismo à agência Lusa, o deputado e dirigente do BE Jorge Costa deixou um aviso: “Quem procurar no programa deste fórum pistas para as negociações orçamentais vai sair com conclusões muito distorcidas porque não é esse o objetivo”.

Questionado sobre se temia que o caso do ex-vereador bloquista na Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, fosse ensombrar a rentrée do BE, Jorge Costa garantiu que “não houve um único dia em que o BE tivesse interrompido ou tivesse posto entre parêntesis a sua luta pelo direito à habitação”.

Exemplo disso, na opinião do dirigente bloquista, é o debate no Fórum Socialismo sobre “Gentrificação, resistir aos despejos – as lutas pela habitação”, marcado para domingo à tarde.

Na rentrée do ano passado, Ricardo Robles, para além de ter discursado no encerramento, juntamente com a coordenadora do BE, Catarina Martins, participou num painel intitulado “Cidades partilhadas, gentrificação, turistificação”, não sendo este ano orador em nenhum dos debates.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias