Motores

WTCR espera ter 16 corridas mas apenas na Europa

Os responsáveis para Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) pretendem ter seis provas e 16 corridas este ano, todas elas em solo europeu.

Num calendário que já não contempla a visita a Portugal e ao Circuito de Vila Real, a competição ‘encolheu’ em virtude da pandemia de covid-19, com a manutenção no velho continente a ser uma forma para contornar as fortes restrições em termos de viagens que vão continuar a existir ao longo de 2020.

Serão 16 corridas entre setembro e novembro

É, segundo o promotor do campeonato, a competição possível, adotada depois de consultas à FIA e aos acionistas da Eurospor Events.

“Com tanta a gente a sofrer como resultado da pandemia a prioridade é continuar a seguir as instruções das autoridades para evitar comprometer a saúde e a segurança de todos, garantindo que trabalhadores essenciais continuem a desempenhar as suas funções”, lê-se num comunicado dos responsáveis do WTCR.

O Eurosport Events também se sente responsável por proteger os postos de todos aqueles que estão envolvidos no campeonato, desde os departamentos de competição das marcas, aos organizadores das provas, fornecedores, equipas ou media.

Por isso adotou uma série de decisões difíceis, sendo a mais notória a não realização de todo o campeonato, nomeadamente algumas provas na Europa e todas as realizadas na Ásia, sendo que a supressão de uma grande parte do calendário previsto inicialmente pressupõe não apenas que só haja 16 corridas, como também o investimento feito, muito embora o promotor do WTCR não reduza o dinheiro gasto na promoção.

Os eventos agora anunciados dependem de uma aprovação dos vários países que o campeonato vai visitar. O calendário inicia-se a 12 e 13 de setembro em Salzburgring (2 corridas), prossegue em Nurburgring a 24 e 26 de setembro (2 corridas), depois no Slovakia Ring a 10 e 11 de outubro (3 corridas), no Hungaroring a 17 e 18 de outubro (3 corridas), no Motorland Aragon a 31 de outubro e 1 de novembro (3 corridas), e terminando em Adria a 14 e 15 de novembro (3 corridas).

Em destaque

Subir