Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro sobe ao pódio na segunda corrida em Paul Ricard

TiagoPaulRicard414TiagoPaulRicard414 600Tiago Monteiro subiu ao pódio na segunda corrida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo que este domingo se disputou no circuito de Paul Ricard. Isto depois de ter sido terceiro neste confronto e oitavo na primeira.

À imagem do que sucedeu uma semana antes em Marrocos, a jornada francesa foi dominada pelos Citroën C-Elysée, ainda que com um vencedor diferente no primeiro confronto, onde se impôs o campeão do Mundo Yvan Muller.

Tiago Monteiro apostava muito mais na segunda corrida para a qual esperava arrancar da ‘pole position’, mas a desclassificação de Sebastien Loeb e José Maria Lopez por não conformidade dos seus Citroën na qualificação acabou por atirar o piloto português para o quarto lugar da grelha de partida.

Assim sendo Tiago teve de se aplicar na largada, realizando um arranque fulgurante que o colocou na liderança, surpreendendo Mehdi Bennani, que tinha sido promovido à primeira linha da grelha.

Depois o piloto do Porto apostou em aumentar o andamento para poder gerir a vantagem para os Citroën assim que estes se livrassem dos carros que estavam entre eles e o português da Honda.

TarquiniPaulRicard214 600Se Bennani foi uma ‘presa’ fácil para José Maria Lopez e Yvan Muller, Gabriele Tarquini já deu mais luta, mas um acidente fez entrar o Safety Car pela primeira vez em pista e anulou toda a vantagem entretanto conquistada por Tiago Monteiro na frente da corrida.

No retamento os dois pilotos da Citroën livraram-se de Tarquini, e deixaram Tiago à sua mercê, quando novo acidente fez entrar de novo o Safety Car em pista. Depois disso o português da Honda já não conseguiu resistir a Lopez e Muller, que assim garantiram as duas primeiras posições.

Tiago igualou assim o resultado conseguido pelo seu companheiro de equipa Gabriele Tarquini, que na primeira corrida do dia tinha levado o outro Honda oficial ao terceiro posto e que no segundo foi quarto.

LoebPaulRicard214 600De referir que Yvan Muller venceu a primeira corrida, onde Sebastien Loeb foi segundo. Mas no segundo confronto o ex-campeão do Mundo de ralis não evitou uma colisão terminando apenas no sexto posto.

Classificação

Corrida1

1.º Yvan Muller (Citroën) 16 voltas
2.º Sébastien Loeb (Citroën) + 12,727s
3.º Gabriele Tarquini (Honda) + 15,026s
4.º José María López (Citroën) + 18,663s
5.º Robert Huff (Lada) + 31,393s


8º Tiago Monteiro (Honda) a 37,918s

Corrida2

 

1.º José Maria López (Citroën) 18 voltas
2.º Yvan Muller (Citroën) + 1,886s
3.º Tiago Monteiro (Honda) + 7,994s
4.º Gabriele Tarquini (Honda) + 8,459s
5.º Mehdi Bennani (Honda) + 17,407s

Em destaque

Subir