Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro salva prova difícil com um quarto lugar

tiago monteiro salzburgring2tiago monteiro salzburgring510Tiago Monteiro salvou o seu fim-de-semana em Salzburgring conseguindo um quarto lugar na segunda corrida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo disputada este domingo na pista austríaca.

O resultado conseguido compensou de alguma forma o piloto português da Honda do primeiro confronto, já que apesar de se qualificar para o sétimo lugar da grelha de partida acabou por ser um dos concorrentes penalizados por rolar demasiado devagar durante alguns momentos da segunda sessão de qualificação.

Isso obrigou Tiago a arrancar para a primeira corrida da tarde apenas do penúltimo lugar da grelha de partida e tentar uma difícil recuperação para os pontos. O que acabou por não ser possível, com o piloto do Porto a cruzar a meta apenas no 13.º posto.

“Apesar de estar com um bom ritmo não arrisquei nada. Recuperei várias posições, mas sem correr riscos. A sair tão de trás não havia razão para arriscar e deitar tudo a perder para a corrida 2. Ainda assim cheguei ao 13.º lugar”, explicou Tiago Monteiro.

Já para o segundo confronto tudo foi diferente, pois o piloto português fez um bom arranque e recuperou uma posição, parecendo capaz de terminar no pódio, pois manteve-se no terceiro lugar até perto do final. Só que a velocidade de ponta do Honda Civic era insuficiente e Tiago acabou por não lhe permitir resistir ao ataque de Yvan Muller.

“O andamento era bom mas na reta era muito difícil aguentar os Chevrolet. Acabei por ser ultrapassado. Foi um resultado muito importante, para mim pessoalmente, mas também para a equipa. Continuamos o processo de evolução do carro e agora há que continuar a trabalhar já focados na próxima corrida”, concluiu Tiago Monteiro.

O piloto do Porto que acabou por ser o melhor da equipa oficial da Honda, face aos problemas sentidos por Gabriele Tarquini nesta segunda corrida, em que o italiano foi perdendo posições atrás de posições depois de ter arrancado à frente de Tiago Monteiro.

Os Honda Civic acusaram bastante os 40 kg de lastro, ficando em clara desvantagem frente aos Chevrolet Cruze, que voltaram a ser a referência em Salzburgring, com Michel Nikjaer a vencer a primeira corrida e James Nash a segunda, adicionando mais um nome à galeria de vencedores no WTCC esta temporada.

Contudo, e apesar de não ter ganho nenhuma das corridas, Yvan Muller voltou a ter boas razões para sorrir. O francês da RML subiu ao pódio em ambos os confrontos e reforçou ainda mais o seu comando no campeonato, ao ser terceiro no primeiro confronto e segundo no segundo.

Classificação

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir