Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro limita estragos em Curitiba

tiago_monteiro_curitibaTiago Monteiro limitou as perdas na jornada brasileira do WTCC, Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, que este domingo se disputou no Autódromo de Curitiba. Isto porque depois do abandono precoce na primeira corrida foi apenas nono no segundo confronto.

O piloto português já antevia dificuldades depois de nos treinos de qualificação ter garantido apenas a oitava posição da grelha de partida para a primeira corrida. Mas certamente não esperava que para si ela durasse menos de uma volta.

De facto, depois de se ver superado por vários adversários – continua a ser o único piloto dos Seat Leon a utilizar o motor 1.6 Turbo antigo – Tiago desentendeu-se com Alberto Cerqui, cujo BMW colidiu com o seu carro acabando por fazê-lo sair de pista com a direção do seu Leon partida.

As esperanças de Monteiro passaram a residir na segunda corrida, para a qual – mercê da inversão da grelha para os dez mais rápidos da qualificação – arrancava da terceira posição.

Tiago bem tentou acompanhar os primeiros e defender o terceiro posto, mas logo na largada foi obrigado a perder um lugar para Gabriele Tarquini, que assim partiu na perseguição aos BMW de Nobert Michelisz e Tom Coronel, melhor no arranque devido à tração traseira dos carros germânicos.

Depois o piloto do Porto tentou resistir o máximo possível aos três pilotos da Chevrolet, que um a um levaram a melhor sobre Monteiro, que terminou a corrida a procurar defender a sétima posição dos ataques de Mehdi Bennani e Michel Nikjaer.

Tiago Monteiro falhou no seu objectivo ao não evitar uma ligeira saída de pista, optando por manter o nono posto e assim assegurar alguns pontos, naquela que foi a sua penúltima participação aos comandos de um Seat Leon, pois a próxima jornada, em Sears Point (EUA), marcará a sua despedida da equipa SUNRED antes de ingressar na Honda.

De referir que a jornada brasileira do WTCC foi mais uma vez dominada pela Chevrolet, com Alain Menu e Robert Huff a repartirem os triunfos entre si.

Classificação

1.ª Corrida

1.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) 22m05.549s
2.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) + 0,398s
3.º Rob Huff (Chevrolet Cruze) + 0,933s
4.º Gabriele Tarquini (Seat Leon) + 2,767s
5.º Michel Nykjaer (Chevrolet Cruze) + 5,656s
6.º Alex MacDowall (Chevrolet Cruze) + 6,639s
7.º Darryl O’Young (Seat Leon) + 13,850s
8.º Tom Coronel (BMW 320 TC) + 15,552s


2.ª Corrida

1.º Robert Huff (Chevrolet Cruze) 23m49,750s
2.º Alain Menu (Chevrolet Cruze) +1,099s
3.º Gabriele Tarquini (Seat Leon) +1,496s
4.º Yvan Muller (Chevrolet Cruze) +1,758s
5.º Norbert Michelisz (BMW 320 TC) +4,958s
6.º Michel Nykjaer (Chevrolet Cruze) +12,849s
7.º Tom Coronel (BMW 320 TC) +14,072s
8.º Mehdi Bennani (BMW 320 TC) +14,477s
9.º Tiago Monteiro (Seat Leon) +15,506s 

Em destaque

Subir