Tiago Monteiro vai arrancar da segunda posição da grelha para a primeira das duas corridas do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo em Macau. O piloto português da Honda foi apenas batido pelo campeão do Mundo Yvan Muller.
Tiago esteve sempre entre os mais velozes nas duas sessões de qualificação, onde os Chevrolet Cruze se revelaram os carros a bater, apesar do 40 kg de lastro, peso adicional também atribuído aos Honda Civic, por via da vitória do piloto do Porto em Xangai.
Claro que se Tiago Monteiro arranca de segundo para o primeiro confronto de domingo, também largará do nono posto para a segunda corrida, cuja grelha é feita a partir da inversão dos dez primeiros na segunda qualificação.
“Foi melhor do que estávamos à espera. Apesar de termos sido sempre rápidos estávamos preocupados com os nossos adversários. Mas nesta pista não só a rapidez conta. A experiência e confiança têm um peso bastante elevado e felizmente a minha volta foi ótima. Estou bastante contente”, começa por explicar o piloto português.
“Para conseguir chegar à vitória preciso passar o Muller no arranque, e não será tarefa fácil, mas não impossível. Mas ficaria igualmente muito satisfeito de conseguisse um lugar no pódio. Vamos ver o que conseguimos fazer. Em Macau tudo pode acontecer”, prossegue.
“A equipa nesta segunda metade da época fez um trabalho notável. Demos um passo em frente a todos os níveis e todos merecem esta recompensa”, acrescenta Tiago Monteiro.
Numa sessão de qualificação demasiado longa, devido às inúmeras interrupções devido a acidentes, Yvan Muller não deu hipóteses à concorrência, conseguindo inclusivamente bater o recorde de volta do circuito da Guia para o WTCC, ao realizar o tempo de 2m28,993s.
Tiago Monteiro foi o adversário que se aproximou mais do francês da RML, ficando a um segundo, com o seu companheiro de equipa na Honda, Gabriele Tarquini a garantir a terceira posição na grelha, depois do italiano ficar a 1,058s de Muller.
A segunda fila é completada pelo ex-campeão do Mundo Robert Huff, que mais uma vez mostrou estar bastante à vontade em Macau, cuja parte alta do traçado da Guia, muito sinuosa, atenua a falta de velocidade de ponta do SEAT Leon da equipa All-Inkl.
Resultado da qualificação
1.º Yvan Muller (Chevrolet) 2m28,933s
2.º Tiago Monteiro (Honda) 2m29,933s
3.º Gabriele Tarquini (Honda) 2m29,991s
4.º Rob Huff (SEAT) 2m30,107s
5.º Norbert Michelisz (Honda) 2m30,224s
6.º Alex MacDowall (Chevrolet) 2m30,248s
7.º Tom Chilton (Chevrolet) 2m30,583s
8.º James Nash (Chevrolet) 2m30,723s
9.º James Thompson (Lada) 2m31,189s
10.º Tom Coronel (BMW) 2m31,287s