Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro arranca de terceiro em Moscovo

TiagoMonteiroMoscovo214TiagoMonteiroMoscovo214 600Tiago Monteiro realizou a sua melhor qualificação da temporada no campeonato do mundo de carros de Turismo (WTCC), ao garantir o terceiro lugar da grelha de partida para a primeira corrida deste domingo na Moscovo Raceway.

O piloto português da Honda confirmou a grande evolução realizada no Civic TC1 ao ser mais rápido do que os pilotos da Citroën Sebastien Loeb e Yvan Muller na derradeira e decisiva sessão cronometrada, batido apenas por Jose Maria Lopez e pelo seu companheiro de equipa Gabriele Tarquini.

No fundo, Tiago e Tarquini confirmaram aquilo que o piloto do Porto admitia à chegada à Rússia, depois das anunciadas evoluções no chassis do Honda recentemente. Ainda que os resultados tenham excedido as expetativas.

“Sem me tivessem dito ontem que isto ia acontecer teria negado peremtóriamente. Foi realmente uma surpresa muito grande para mim e para toda a equipa. Pela primeira vez estivemos a lutar de igual para igual”, referiu Tiago Monteiro após a qualificação.

Contudo o piloto português afirma que conseguir a afinação ideal para o Civic nem sempre foi fácil: “A pista ainda está muito difícil e senti dificuldades em encontrar o melhor compromisso nas afinações. Fui igualmente ganhando confiança, mas sabia que seria difícil chegar à ‘pole’, porque precisava de fazer mais uma alteração no carro que não foi possível entre a qualificação 2 e 3”.

Mas partir da terceira posição para a primeira corrida e de sexto para a segunda abre boas perspetivas de continuar a somar pódios esta época. “Em condições piores já conseguimos quatro pódios, por isso não há razão para achar que não conseguiremos esse topo de resultado”, conclui Tiago Monteiro.

Resultado da qualificação

1.º Jose Maria Lopez (Citroën) 1m38,661s

2.º Gabriele Tarquini (Honda) 1m38,677s

3.º Tiago Monteiro (Honda) 1m39,166s

4.º Sebastien Loeb (Citroën) 1m39,580s

5.º Tom Chilton (Chevrolet) 1m39,698s

6.º Yvan Muller (Citroën) 1m39,575s

7.º Mhedi Bennani (Honda) 1m39,715s

8.º Norbert Michelisz (Honda) 1m40,001s

9.º Qing Hua Ma (Citroën) 1m40,092s

10.º Hugo Valente (Chevrolet) 1m40,312s

Em destaque

Subir