Ralis

WRC: Sordo assume liderança no Rali da Alemanha marcado pela fatalidade

SordoAlemanha3x210SordoAlemanha3Dani Sordo terminou o terceiro dia do Rali da Alemanha como comandante da prova, num dia marcado pela fatalidade, depois de um acidente que envolveu uma equipa holandesa que competia na competição destinada a carros históricos.

A organização da prova germânica do Campeonato do Mundo de Ralis teve de cancelar a última classificativa do dia. Ron de Vos perdeu o controlo do seu Triumph TR7 acabando por se despistar com violência, vitimando mortalmente o seu navegador Marcel Benning e um espetador.

Dani Sordo já não teve de defender a curta vantagem de oito décimas de vantagem sobre Thierry Neuville e parte assim na liderança do rali para o quarto e último dia de prova. Um cenário inesperado no começo da terceira tirada, para a qual Jari-Matti Latvala arrancou no comando.

Só que o finlandês da Volkswagen acabou por acusar a pressão que Neuville e Sordo exerciam sobre ele e acabou por sair de estrada, danificando a suspensão do seu Polo R WRC e hipotecando a possibilidade de conseguir a sua primeira vitória pela marca alemã.

NeuvilleAlemanha3A luta pela liderança passou então a jogar-se entre o belga da M-Sport e o espanhol da Citroën, que acabou por aproximar-se e ganhar vantagem sobre o seu rival, depois de Neuville dar um toque que afetou o funcionamento do motor do Fiesta WRC do belga.

Os mais de 41 quilómetros da última classificativa seriam certamente decisivos para que Sordo ou Neuville assumissem um comando folgado, mas com o cancelamento do troço a luta pela vitória neste Rali da Alemanha ficou completamente em aberto para o último dia.

Com o percalço de Latvala, Mikko Hirvonen ficou com o caminho aberto para o pódio na prova germânica, apesar do finlandês nunca se ter sentido muito à vontade com o seu Citroën nas especiais de asfalto da região vinícola do Mosela.

Se os quase minuto e meio de diferença para o seu companheiro de equipa impedem Hirvonen de pensar em algo mais do que a terceira posição final, esse resultado parece garantido para o finlandês, já que Martin Prokop, quarto classificado, está já a mais de cinco minutos.

O atraso sofrido por Jari-Matti Latvala impede-o de pensar em algo mais do que a sétima posição, embora o finlandês possa limitar os estragos para a Volkswagen garantindo alguns pontos, que Sebastien Ogier só conseguirá se for um dos três mais rápidos na Power Stage, que encerra a prova, uma vez que o francês, líder do campeonato, terminou este terceiro dia no 24.º posto.

Classificação

1.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroën DS3 WRC) 2h43m48,5s

2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul  (Ford Fiesta WRC) + 0,8s

3.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen  (Citröen DS3 WRC) + 1m27,6s

4.º Martin Prokop/Michal Ernst (Ford Fiesta WRC) + 6m06,3s

5.º Robert Kubica/Maciej Baran (Citröen DS3 RRC) + 7m33,1s     

6.º Elfyn Evans/Daniel Barrit  (Ford Fiesta R5) + 7m40,9s

7.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (VW Polo R WRC) + 9m27,0s

8.º Handy Paddon/Julian Kennard  (Skoda Fabia S2000) + 10m37,3s

9º. Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta WRC) + 12m27,8s

10.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta WRC) + 14m11,8s

Em destaque

Subir