Ralis

WRC: Segunda vitória de Jari-Matti Latvala no Rali da Finlândia

LatvalaFinlandia414LatvalaFinlandia414 600Jari-Matti Latvala venceu pela segunda vez o Rali da Finlândia, que liderou quase desde o começo. Triunfo valorizado pela luta que lhe deu o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, segundo classificado.

Os dois pilotos da Volkswagen partiram para a última tirada separados por pouco mais de três segundos, e Latvala tudo fez para conservar essa vantagem nas três derradeiras clasificativas do rali, vencendo a primeira e cedendo apenas o tempo que tinha ganho aí ao seu rival.

Não obstante vencer a Power Stage, e recolher os três pontos correspondentes, Ogier teve mesmo que se contentar com a segunda posição, ainda que a menos de quatro segundos de Latvala, que ainda somou mais dois pontos de ter sido o segundo mais veloz nessa derradeira especial.

“Tive sempre boas sensações com o carro ao longo de todo o fim-de-semana. É certo que no sábado quase deitamos tudo a perder, mas conseguimos ultrapassar isso e estou muito feliz por ganhar no meu país pela segunda vez”, declarou o vencedor, que reeditou assim o êxito obtido há quatro anos.

OgierFinlandia414  600Sebastien Ogier também não pode estar descontente, uma vez que a segunda posição resultou bastante do facto de ‘limpar’ a estrada nos dois primeiros dias, e a pontuação conseguida agora na Finlândia permite-lhe continuar a liderar confortavelmente o campeonato com 45 pontos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala.

Sem poder acompanhar os dois homens da Volkswagen nos dois últimos dias, Kris Meeke teve a sua melhor atuação da temporada ao terminar no último lugar do pódio. Um resultado tão importante para o britânico quanto para a Citroën, cuja continuidade no campeonato do mundo de ralis ainda é uma incógnita.

Alguns problemas no começo do rali impediram Andreas Mikkelsen de poder lutar pelo pódio e dar o pleno à Volkswagen, mas depois o norueguês soube gerir bem a sua prova e garantir o quarto posto, destacado de Mikko Hirvonen, que apesar de discreto fecho o top cinco como melhor piloto dos Ford Fiesta WRC da M-Sport.

A tarefa de Hirvonen foi dificultada por Mads Ostberg enquanto o norueguês da Citroën esteve em prova, já que os danos sofridos no arco de segurança do seu DS3 WRC obrigaram-no a claudicar. O que acabou por favorecer Juho Hanninen, cuja recuperação lhe permitiu mitigar os azares do segundo dia, e dar um sexto lugar à Hyundai.

HanninenFinlandia414 600Classificação final

1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) 2h57m23,2s

2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 3,6s

3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 50,6s

4.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1m52,5s

5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 2m49,7s

6.º Juho Hanninen/Timo Tuominen (Hyundai) + 4m29,0s

7.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 5m25,8s

8. Hayden Paddon/Jonathan Kennard (Hyundai) + 6m17,8s

9.º Hening Solberg/Ilka Minor (Ford) + 12m07,0s

10.º Karl Krudda/Mikko Jarvejoa (Ford) + 14m44,7

Em destaque

Subir