Ralis

WRC: Sebastien Ogier no comando do Rali da Suécia

sebastien ogier rali sueciasebastien ogier rali suecia 600Sebastien Ogier assumiu o comando do Rali da Suécia, após a realização da primeira etapa da prova, a segunda do Campeonato do Mundo da especialidade. O francês da Volkswagen protagonizou um interessante duelo pela liderança com o seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen.

O norueguês, que se tinha imposto na superclassificativa da véspera, perdeu inicialmente o comando do rali durante a manhã, mas reduzira a diferença para o seu ‘chefe-de-fila’ antes do almoço de oito para pouco mais de um segundo e meio.

Depois Mikkelsen logrou atacar de novo a primeira posição no começo da tarde, mas as duas décimas que o separavam de Ogier revelaram-se insuficientes quando o escandinavo optou por poupar os jogos de pneus novos para a manhã de sexta-feira e disputar as últimas especiais deste segundo dia com borrachas usadas.

Assim, Andreas Mikkelsen acabou a tirada a quase seis segundos do campeão do Mundo, mas manteve as suas aspirações na prova sueca, cujas condições colocam grandes desafios ao nível da gestão dos 24 pneus ao dispor de cada concorrente.

Ott Tanak, que durante o dia foi o único adversário a contrariar o domínio dos homens da Volkswagen, acabou por não resistir a um derradeiro ataque de Jari-Latvala, caindo para o quarto posto na última classificativa do dia, que concluiu a pouco mais de dois segundos do finlandês.

O piloto estoniano da M-Sport tem-se destacado dos demais, nomeadamente de Mads Ostberg, que pela primeira vez disputa o rali sueco aos comandos de um Citroën DS3 WRC. O norueguês não evitou perder mais de 20 segundos no decorrer deste segundo dia de prova, que concluiu no quinto posto.

Mas Ostberg parte para a terceira jornada em igualdade de tempo com o piloto que foi substituir na Citroën, Mikko Hirvonen, que não conseguiu ser tão eficaz na neve e gelo suecos quanto o seu companheiro de equipa Ott Tanak.

thierry neuville rali suecia 600Já Thierry Neuville mostrou-se o melhor homem da Hyundai em prova, superiorizando-se ao seu companheiro de equipa Juho Hanninen, invertendo a tendência da véspera.

Classificação após a 7.ª PE

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 39m56,5s
2.º Andreas Mikkelsen/Miko Markkula (Volkswagen) + 5,8s
3.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 12,2s
4.º Ott Tanak/Rudi Molder (Ford) + 14,8s
5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 22,5s
6.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 22,5s
7.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 32,0s
8.º Juho Hanninen/Timo Tuominen (Hyundai) + 42,0s
9.º Pontus Tidemand/Ola Floene (Ford= + 44,6s
10.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 46,6s

Em destaque

Subir