Ralis

WRC: Sébastien Ogier lidera solidamente no País de Gales

SebastienOgier wales 1SebastienOgier wales 600Sébastien Ogier lidera o Rali do País de Gales, derradeira prova do Campeonato do Mundo da especialidade, com mais de 20 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Jari-Latvala.

O francês da Volkswagen teve um primeiro dia de prova mais complicado do que se previa, dada a luta que Thierry Neuville lhe ofereceu, pois se venceu duas classificativas o belga da M-Sport impos-se na derradeira especial, desalojando Latvala do segundo posto e terminado a tirada a pouco mais de três segundos de Ogier.

Já no segundo dia da prova britânica, o campeão do Mundo conseguiu ampliar a sua vantagem, tirando partido de um Polo R-WRC que não apresentou o menor problema, contrariamente a Jari-Matti e a Neuville. O belga sentiu ainda mais dificuldades com o Fiesta RS WRC do que o finlandês com o seu Polo, pelo que terminou a tirada a mais de 40 segundos do líder.

Pior foi mesmo a sorte de dois daqueles que se esperava pudessem ser protagonistas neste rali; Robert Kubica e Mikko Hirvonen. O polaco e o finlandês acabaram por capotar no primeiro dia e reduziram substancialmente as aspirações da Citroën na prova britânica.

Dani Sordo é agora o único piloto em quem a marca francesa deposita todas as esperanças no País de Gales, ainda que o espanhol seja apenas nono classificado a mais de seis minutos. Um atraso que se deve a uma penalização de cinco minutos, obrigando o piloto de Torrelavega a uma penosa recuperação.

DaniSordo wales 600

Mads Ostberg foi o mais beneficiado por todos estes percalços dos pilotos da Citroën, ao levar o segundo Ford Fiesta da M-Sport até ao quarto posto no final desta sexta-feira, ainda que a diferença do norueguês para o líder seja superior a minuto e meio, e possua pouco mais de três segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Evgeny Novikov.

Como Andreas Mikkelsen está no sexto posto a pouco mais de um segundo do russo da M-Sport, o norueguês da Volkswagen é um dos envolvidos na luta pelo quarto lugar, que será possivelmente o maior ponto de interesse da etapa de sábado.

Classificação após a 9.ª especial

1.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 1h34m48,0s
2.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Volkswagen) + 20,1s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) + 1m02,6s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 1m30,8s
5.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford) + 1m34,5s
6.º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (Volkswagen) + 1m35,6s
7.º Martin Prokop/Michal Ernst (Ford) + 4m56,2s
8.º Eflyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 6m29,6s
9.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroën) + 6m54,6s
10.º Mark Higgins/Carl Williamson (Ford) + 6m56,6s

Em destaque

Subir