Ralis

WRC: Sebastien Ogier lidera no final do primeiro dia do Rali da Austrália

OgierAustralia114OgierAustralia114 600Sebastien Ogier assumiu a liderança do Rali da Austrália na fase final do primeiro dia, composto por oito classificativas, depois de Kris Meeke ter dado um ar da sua graça no começo desta prova pontuável para o campeonato do mundo da especialidade.

De facto o britânico da Citroën, que já tinha dado boa conta de si no ‘shakedown’, iniciou a prova australiana ao ataque, tirando partido de não ir a ‘limpar’ a estrada, pois era apenas o oitavo a passar nas classificativas e de ter uma afinação mais dura no seu DS3 WRC.

Meeke também não cometeu qualquer erro, o que lhe permitiu levar a melhor sobre Ogier, que assumira o comando do rali nos dois primeiros troços, e ganhar mais de cinco segundos sobre Mikko Hirvonen.

MeekeAustralia114 600Contudo as duas passagens pela super-especial de 1,6 quilómetros que fechavam a tirada acabariam por ser favoráveis ao francês da Volkswagen que passou para a primeira posição, secundado pelo seu companheiro de equipa Latavala. Mas as quatro décimas que separam os dois deixam tudo em aberto para o segundo dia.

Já Kris Meeke optou por não correr riscos e isso acabou por fazê-lo descer à quarta posição, atrás do terceiro homem da Volkswagen, o norueguês Andreas Mikkelsen. Mas nada está perdido para o britânico da Citroën, pois a diferença para o líder é pouco superior a quatro segundos.

Até Mikko Hirvonen, que é o melhor dos pilotos dos Ford Fiesta da M-Sport, não está longe de Sebastien Ogier, pois é quinto a menos de oito segundos do campeão do mundo e está à frente do melhor homem da Hyundai, que é o australiano Haydon Paddon.

NeuvilelAustralia114 600Thierry Neuville, vencedor do Rali da Alemanha, podia liderar a ofensiva da marca coreana, mas uma saída de estrada que danificou a suspensão do i20 WRC do belga relegou-o para a 10.ª posição.

Classificação após a 8.ª Pe

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 58m05,8s

2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 0,4s

3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 3,5s

4.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen) + 4,1s

5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 7,9s

6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 46,4s

7.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroen) + 50,3s

8.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 57,6s

9.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m30,5s

10.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m14,2s

 

0Shares

Em destaque

Subir